Breve Introdução

O programa doutoral em Engenharia de Concepção e Produção - Líderes em Indústrias Tecnológicas -, é um programa conjunto da Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Universidade do Minho - Escola de Engenharia (UMinho). O programa desenvolve-se com a colaboração do Massachussets Institute of Technology (MIT), no enquadramento da área focal EDAM (Engineering Design and Advanced Manufacturing) do Programa MITPortugal.

O Programa teve concurso aberto para selecionar dez (10) Bolsas de Doutoramento, no âmbito do programa MIT Portugal, Programa Doutoral Engenharia de Conceção e Produção: “Doctoral Program in Engineering Design and advanced Manufacturing – Leaders for Technical Industries (EDAM/LTI)”.

Mais info em: http://in3.dem.ist.utl.pt/edam/index.asp

Historial

O Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, onde se desenvolve este programa, tem uma longa tradição em programas de doutoramento, tem também como objectivo o desenvolvimento de novos programas de pós-graduação e de doutoramento.

O presente programa consiste num programa educativo de alta qualidade com um programa curricular novo e actual, que promove uma nova atitude para um conhecimento e desenvolvimento de competências em Sistemas de Engenharia Complexos

Objectivos

O desenvolvimento de competências transversais e transdisciplinares em “sistemas de engenharia” que permitam explorar soluções para problemas industriais complexos através da atividade sistemática de projeto. Para atingir estes objetivos, o programa oferece uma forte componente de investigação em “sistemas de engenharia” e, sobretudo, em atividades de projeto em Engenharia de Concepção e Produção em estreita colaboração com empresas e entre as áreas científicas do IST, da FEUP e da U. Minho, em cooperação com o MIT, entre outros parceiros académicos.

 

Os temas de investigação e trabalho doutoral incluem, entre outros:

- Automotive systems and mobility: new technologies, systems and services;

- Sustainable exploration of the Atlantic: observation systems, subsea technologies, surface technologies, port systems (see at http://www.oipg.org/ );

- Aeronautics and aerospace technologies and systems (see at http://in3.dem.ist.utl.pt/aeronautics-innovation-roundtables/ );

- Design Cities for Knowledge (see at http://cities-4-knowledge.org/ );

- Design for Uncertainty (see at http://www.narua.pt/, “Laboratórios na Rua”);

- Additive manufacturing (see at http://in3.dem.ist.utl.pt/ADDlisboa/ );

-  Advanced electronics and embedded systems

Mais info em: http://in3.dem.ist.utl.pt/edam/index.asp

 

 

Destinatários

Background académico em Ciência ou Tecnologia, sobretudo a Engenharia – aqui, especificamente, será dada primazia a perfis que possuam já alguma experiência profissional. Também se incluirão perfis vindos das áreas académicas da Física, da Matemática, do Design bem como de outras áreas tecnológicas.

 

Mais info em: http://in3.dem.ist.utl.pt/edam/candidates-and-recruitment-strategy.asp

Saídas Profissionais

Os graduados em Engenharia de Concepção e Produção serão capazes de liderar equipas multidisciplinares em desenvolvimento de produto, métodos de produção e engenharia de sistemas, com o objectivo de inovação e optimização em operações de projecto e produção ao longo de todo o ciclo produtivo.

Regime de Funcionamento

O programa de doutoramento é baseado num programa curricular lectivo com 10 cursos, 5 obrigatórios e 5 opcionais, oferecidos durante os primeiros 2 anos do programa. Um estágio industrial é uma das características obrigatórias deste programa assim como uma estadia no MIT, integrando investigação e experiencia industrial.

 

Mais info em: http://in3.dem.ist.utl.pt/edam/index.asp

Propinas

3.000 Euros /ano

ou,

Concurso (prazo terminado) para selecionar dez (10) Bolsas de Doutoramento, no âmbito do programa MIT Portugal, Programa Doutoral em EDAM-LTI.

Mais info em: http://in3.dem.ist.utl.pt/edam/index.asp, e http://www.mitportugal.org/application/applying.html

 

Coordenadores

2018/2019

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.