Breve Introdução

O DEAEPP é um programa de Doutoramento que visa formar especialistas em políticas públicas e gestão de tecnologia através da investigação em assuntos onde as questões tecnológicas, económicas e legais são igualmente importantes. O Programa oferece especializações aplicadas aos sectores das telecomunicações e da energia, ambos fortemente organizados em rede. O programa oferece uma forte preparação ao nível de análise para suporte à tomada de decisão informada sobre problemas complexos do mundo real.

Historial

O DEAEPP é um programa de Doutoramento desenvolvido em parceria com a Universidade de Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos da América, líder mundial em questões de políticas públicas. A sua criação resulta da necessidade em preencher uma lacuna nacional ao nível da preparação de analistas e peritos em problemas complexas, não estruturadas e de grande dimensão que produzam informação e conhecimento imprescindível para a gestão e o desenho de políticas públicas.

Objectivos

O objectivo do DEAEPP é formar peritos no desenho de políticas públicas de telecomunicações e energia que abordem os principais problemas do desenvolvimento destes sectores como sejam a sua regulação segmentada, a necessidade de serviço universal, as redes de sensores e redes sociais e as alterações climáticas.

Destinatários

Os Doutorados do Programa de DEAEPP irão exercer actividades em cargos de liderança e gestão de equipas multidisciplinares que se dedicam a projectos onde as componentes de engenharia e tecnologia assumem um papel fundamental, mas para os quais são necessários conhecimentos de várias áreas do saber como propiciado pelo programa.

Saídas Profissionais

O DEAEPP forma especialistas com grandes e variadas oportunidades de emprego a nível internacional. Historicamente, aproximadamente um terço dos Doutorados nesta área encontra emprego na indústria em cargos de gestão de equipas interdisciplinares. Um terço dos Doutorados encontra emprego em instituições governamentais e think tanks e outro terço segue a carreira académica em universidades de topo internacionais.

Regime de Funcionamento

Em parceria com Carnegie Mellon University onde os candidatos passam metade do tempo para se graduarem.

Propinas

Os alunos são estudantes a tempo inteiro no IST e em CMU, pelo que há lugar ao pagamento de propinas nas duas instituições.

Coordenadores

2018/2019
Rui Baptista
rui.baptista@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.