Breve Introdução

O programa de doutoramento em "Engenharia Computacional" insere-se no contexto das três áreas temáticas do Acordo Portugal - University of Texas at Austin, denominada por Advanced Computing/Computational Sciences and Applications. Este programa visa desenvolver um novo paradigma multidisciplinar de formação em engenharia e ciências computacionais, associando uma qualidade elevada de investigação a programas curriculares inovadores.

Historial

O programa de doutoramento em Engenharia Computacional é um programa multidisciplinar e inovador único na oferta nacional. Foi proposto pelos Departamentos de Engenharia Mecânica, de Matemática e de Engenharia Civil e Arquitectura, com a colaboração dos Departamentos de Física, de Engenharia Electrotécnica e Computadores e de Engenharia Informática. Iniciou-se no ano lectivo de 2007/2008 e tem como base o Doutoramento em "Computation Enginnering and Sciences" da Universidade de Texas em Austin.

Objectivos

  • Desenvolvimento de sistemas computacionais para a resolução de problemas em Ciência e Engenharia 
  • Análise Matemática dos modelos dos processos físicos, químicos ou biológicos.
  • Análise das implementações computacionais e dos resultados numéricos, bem como da sua interpretação.

 

 

Destinatários

Este programa de doutoramento destina-se a alunos que pretendem desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos e efectuar investigação em Engenharia Computacional, com aplicações em Mecânica dos Sólidos, Estruturas, Mecânica Fluidos, Aeroespacial, Biomédica, Física, Matemática Aplicada, e outras áreas afins.

Saídas Profissionais

Os Doutores em Engenharia Computacional poderão exercer a sua actividade em unidades de Ensino Superior, em Laboratórios de Investigação e Desenvolvimento, e em Empresas.

Coordenadores

2018/2019
Jorge Ambrosio
jorge.ambrosio@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.