Página Inicial

 

A Assembleia de Escola é o órgão consultivo ao qual compete dar parecer acerca de todas as matérias de interesse relevante para a vida do IST, nos termos do artigo 11º dos Estatutos do IST.


Eventos

Assembleia de Escola homenageia professor João Cunha Serra

24 Novembro 2015, 11:52 - Joana Domingues Cruz

A Assembleia de Escola (AE) aproveitou a sua reunião desta quarta-feira, dia 8 de julho, para homenagear o professor João Cunha Serra, recentemente jubilado e que, entre outros cargos, ocupou o de presidente deste órgão da escola.

O professor João Azevedo, atual presidente da AE, dirigiu a sessão, que contou com a presença de várias figuras do Técnico e não só: "Este é o momento em que o professor João Cunha e Serra deixa de ter ação direta na escola, como sempre teve. É um homem que lutava, e luta, pelos seus ideais, mas não tem pejo em alterar a sua forma de pensar".




"João, a escola tem em ti um grande respeito por tudo aquilo que fizeste, e vais continuar a fazer, enquanto estiveste na escola", afirmou o docente, antes de passar a palavra a outro professor do Técnico, Carlos Mota Soares. "O João foi um colega e um companheiro de luta ao longo de mais de 40 anos, mas sobretudo, um amigo", começou por dizer.

"Não sei o que é uma luta sem a participação do João - isso é um enorme problema que o Técnico vai ter daqui para a frente, sem ele. (...) O João soube fazer a guerra mas, sobretudo, soube fazer a paz", lembrou, acrescentando o papel fundamental de Cunha Serra em várias lutas de professores e do Ensino Superior. "O papel que o João teve vai muito além do Técnico", atirou. "Espero que o teu exemplo tenha continuidade no Técnico, na Universidade de Lisboa e no país."

O presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, também dedicou algumas palavras "de apreciação do trabalho e dedicação" do docente, recordando os vários momentos de desacordo: "Não estivemos muitas vezes do mesmo lado, mas sempre apreciei a frontalidade e racionalidade do João".

"O Técnico é, hoje, uma escola muito unida. Gostava de te agradecer pelo papel que tiveste nisso, e por todo o esforço e dedicação que deste à escola."

João Cunha Serra foi o primeiro presidente do Técnico depois do 25 de abril, na altura presidente do Conselho Diretivo, e ocupou cargos no Conselho Pedagógico e Assembleia de Escola, entre outros, tendo sido professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Apanhado de surpresa por esta homenagem, o docente "agradeceu a todos", aos que dele discordaram e concordaram, durante os anos, e avisou: "Não se livrarão de mim tão facilmente".





Todos os eventos.