Detalhes
Miguel João Lopes Veloso Ribeiro da Silva (ist152224)
Avaliada
Smart Grids em Portugal, Plano de Negócio para Serviço de Paneamento e Gestão Remota de Consumos Eléctricos
Um dos principais desafios do século XXI prende-se com a evolução para uma economia global sustentável e ?limpa?. Com o aumento da população e da procura energética nas últimas décadas, têm-se definido e adoptado vários planos de acção a nível mundial para tentar responder aos desafios propostos.
Os planos de acção adoptados mundialmente visam melhorar o rendimento energético dos produtos, dos edifícios e dos serviços, da produção e distribuição de energia, facilitar o financiamento e a realização de investimentos neste domínio, suscitar e reforçar um comportamento racional em matéria de consumo de energia e consolidar a acção internacional em matéria de eficiência energética.
O conceito de Smart Grid (Rede Inteligente de Energia Eléctrica) nasce após alguns países perceberem que a sua capacidade de produção estava comprometida. É criado um conceito de rede eléctrica que incorpora benefícios de comunicações avançadas e tecnologias de informação para criar inteligência na rede e fornecer informação em tempo real dos consumos.
Esta tese tem o objectivo de apresentar um Plano de Negócio que explore a criação de um Serviço de Planeamento e Gestão Remota de Consumos de electricidade, que permita uma melhor gestão dos consumos domésticos do consumidor, com vista ao aumento da eficiência energética. O Plano de Negócio é apresentado no pressuposto da instalação das redes inteligentes de energia em Portugal ? projecto InovGrid ? em parceria com o comercializador em regime regulado em Portugal ? a EDP Serviço Universal.
{pt=Smart Grids, eficiência energética, condicionamento da procura, gestão remota de consumos, en=Smart Grids, energy efficiency, demand side management, remote energy management}
Discussão
27-09-2011 14:00
Orientação
Orientador
João José Esteves Santana
Professor Catedratico
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Publicação
{pt=Smart Grids em Portugal, Plano de Negócio para Serviço de Paneamento e Gestão Remota de Consumos Eléctricos}, Miguel João Lopes Veloso Ribeiro da Silva, 2011
(
Resumo alargado
284,7 KB
)
(
Tese
1,9 MB
)
Obra sujeita a Direitos de Autor