Dissertação

Detalhes

Pedro Augusto Gomes Machado dos Santos (ist154984)
Avaliada
Analysis of the implications of implementing the "Emissions Trading Scheme" on air transport:: the case TAP
O transporte aéreo é responsável por cerca de 2,5% a 3% de todas as emissões de dióxido de carbono (CO2), influenciando em parte as alterações climáticas. Motivado pelo enorme crescimento do transporte aéreo e dos impactes ambientais, o Parlamento Europeu aprovou uma directiva para incluir a aviação no Comércio Europeu de Licenças de Emissões(CELE). Assim, a partir de 2012 as companhias aéreas necessitarão de adquirir licenças correspondentes às suas emissões no espaço aéreo Europeu. Este estudo analisa as formas de inclusão da TAP no CELE. A proposta final estabelece que o total de emissões da TAP será limitado a 97% das suas emissões de 2005 e 95% em 2013. Foram também avaliadas outras propostas com diferentes limites e métodos de alocação concluindo-se que o "benchmarking" será a alternativa mais favorável para a TAP. Por fim serão igualmente estudados os impactes desta integração em termos de custos operacionais, preços dos bilhetes, volume de transporte, emissões de CO2 e competitividade. Verificou-se que estes impactes serão pouco significativos ao nível da estrutura económica da TAP e que tanto os preços das licenças, como os próprios limites estabelecidos, deverão ser bem mais severos.
{pt=Alterações Climáticas, Comércio de Emissões, Companhias Aéreas, Emissões de CO2, TAP, Transporte Aéreo, en=Air Transport, Airlines, Climate Change, CO2 emissions, Emissions Trading, TAP}

Discussão

14-07-2011 15:00

Orientação

Orientador
Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis
Especialista
IST
Orientador
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Professor Auxiliar
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Publicação

{pt=Analysis of the implications of implementing the "Emissions Trading Scheme" on air transport:: the case TAP}, Pedro Augusto Gomes Machado dos Santos, 2011

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