Ver Post

SustainPro ajuda a melhorar a sustentabilidade das empresas

9 janeiro 2014, 16:15 - Tiago Morais Delgado Domingos

O SustainPro, uma "ferramenta de apoio à decisão para criação de alternativas sustentáveis" desenvolvida por uma aluna de doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, é uma das mais recentes soluções para garantir a sustentabilidade das empresas.

O projeto, que foi distinguido em Portugal pelos Green Project Awards na categoria de Investigação e Desenvolvimento, permite "melhorar o desempenho das empresas a nível económico e ambiental", através de uma ferramenta informática criada por Ana Carvalho, e que já teve contribuições de mais de duas dezenas de alunos do Departamento de Engenharia e Gestão.

Numa reportagem da SIC Notícias (http://videos.sapo.pt/MjguUTY6LYDbBPM53zRb), Ana Carvalho refere que o SustainPro permite inserir os dados de uma empresa já existente e processar informação de modo a saber onde reduzir emissões de carbono, consumos de água e até custos operacionais.

Em Portugal, o projeto não tem tido muito sucesso, explicou a investigadora - "porque as empresas estão apenas a tentar manter-se" - mas lá fora o SustainPro já foi aplicado em empresas no Chile e na Tailândia, e faz parte de um pacote de ferramentas que a Universidade Técnica da Dinamarca fornece a algumas empresas.