IST Spin-Off em programa "Biosfera" dedicado ao Solo

9 janeiro 2014, 16:30 - Tiago Morais Delgado Domingos

O Biosfera, magazine semanal da RTP que dá relevo às questões ambientais, dedicou o seu programa de 22 de Dezembro ao tema "solo", apresentando o projecto "Pastagens Semeadas Biodiversas", da IST Spin-Off Terraprima, como uma das respostas à desertificação.

O Programa pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=P3APrwVFNTQ.

Saiba mais acerca da Terraprima através da Reportagem do Canal Superior em http://www.youtube.com/watch?v=Fx44Pu25AHU.

SustainPro ajuda a melhorar a sustentabilidade das empresas

9 janeiro 2014, 16:15 - Tiago Morais Delgado Domingos

O SustainPro, uma "ferramenta de apoio à decisão para criação de alternativas sustentáveis" desenvolvida por uma aluna de doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial do Técnico, é uma das mais recentes soluções para garantir a sustentabilidade das empresas.

O projeto, que foi distinguido em Portugal pelos Green Project Awards na categoria de Investigação e Desenvolvimento, permite "melhorar o desempenho das empresas a nível económico e ambiental", através de uma ferramenta informática criada por Ana Carvalho, e que já teve contribuições de mais de duas dezenas de alunos do Departamento de Engenharia e Gestão.

Numa reportagem da SIC Notícias (http://videos.sapo.pt/MjguUTY6LYDbBPM53zRb), Ana Carvalho refere que o SustainPro permite inserir os dados de uma empresa já existente e processar informação de modo a saber onde reduzir emissões de carbono, consumos de água e até custos operacionais.

Em Portugal, o projeto não tem tido muito sucesso, explicou a investigadora - "porque as empresas estão apenas a tentar manter-se" - mas lá fora o SustainPro já foi aplicado em empresas no Chile e na Tailândia, e faz parte de um pacote de ferramentas que a Universidade Técnica da Dinamarca fornece a algumas empresas.

IST premiado nos Green Project Awards 2013

11 novembro 2013, 18:59 - Tiago Morais Delgado Domingos

Dois projectos ligados ao IST, o Green Campus e o SustainPro, foram premiados nos Green Project Awards 2013, e receberam o prémio no passado dia 29 de Outubro, na cerimónia que decorreu na Fundação Champalimaud.

O “Green Campus – Desafio de Eficiência Energética no Ensino Superior”, iniciativa organizada pelo IST, Inteli, Self Energy e MIT Portugal foi galardoado com uma Menção Honrosa nos Green Project Awards 2013 na categoria de Iniciativa de Mobilização da SIC Notícias. O Eng.º Miguel Carvalho, da organização do concurso no IN+/IST Taguspark, foi quem recebeu o prémio do projecto.

Financiado pela ERSE no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência Energética no Consumo, o “Green Campus” envolveu mais de 300 estudantes do ensino superior na criação de projectos de eficiência energética para edifícios dos seus campi universitários. Os projectos vencedores envolveram equipas de instituições superiores de Lisboa, Porto, Bragança e Portimão.

Também Ana Isabel Carvalho, investigadora do Centro de Estudos de Gestão (CEG-IST) e docente no Departamento de Engenharia e Gestão do Instituto Superior Técnico (IST), foi galardoada com uma Menção Honrosa nos Green Project Awards 2013, na categoria de Investigação e Desenvolvimento.

A Professora Ana Carvalho recebeu a Menção Honrosa no passado dia 29 de Outubro na cerimónia que decorreu na Fundação Champalimaud, em Lisboa, pelo seu trabalho de investigação intitulado “Ferramenta de apoio à decisão para criação de alternativas sustentáveis- SustainPro”. Esta ferramenta permite às empresas reduzirem gastos operacionais e reduzirem os seus impactos ambientais.

HAB Forecast eleito Melhor Serviço de Geomonitorização para os cidadãos europeus em 2013

10 outubro 2013, 17:00 - Tiago Morais Delgado Domingos

O HAB Forecast (“Harmful Algal Bloom Forecast”), um serviço integrado no projecto ASIMUTH (no qual participa o Maretec - Centro de Ambiente e Tecnologias Marinhas do IST, www.maretec.org), foi eleito por uma audiência online da competição de geomonitorização “Copernicus Masters” como o Melhor Serviço de Geomonitorização para os cidadãos europeus em 2013.

O HAB Forecast envia um alerta semanal primariamente dirigido aos piscicultores e entidades reguladoras integrado num boletim “online”, disponibilizado em www.asimuth.eu. É o primeiro sistema de previsão deste tipo e concebido para integrar toda a informação disponível de dados de  monitorização, de detecção remota (satélites) e resultados de modelos numéricos.

O concurso para Melhor Serviço de Geomonitorização é uma das 9 categorias do “Copernicus Masters” e visa disseminar os serviços de geomonitorização e as suas virtualidades junto dos cidadãos europeus.

Como resultado do prémio, o HAB Forecast beneficiará de uma quota de dados de satélite no valor de 40 000 €, financiada pela Comissão Europeia. Os vencedores das 9 categorias do “Copernicus Masters” serão conhecidos a 5 de Novembro de 2013. O vencedor global (“Copernicus Master”) será escolhido entre estes e receberá um prémio adicional de 20 000 €, acrescidos de 60 000 € em dados de satélite, também financiados pela Comissão.

IST participa em projecto de formação sobre avaliação agro-ambiental

11 setembro 2013, 16:09 - Tiago Morais Delgado Domingos

O projecto Agridiag visa implementar, no ensino profissional húngaro, a ferramenta “online” de diagnóstico ambiental de explorações agrícolas Dialecte (http://dialecte.solagro.org), produzindo materiais formativos e formando professores de escolas profissionais e formadores no uso da mesma. O IST fará propostas de adaptação da ferramenta à realidade da agricultura portuguesa e participará na produção dos materiais, testando-os posteriormente em acções de formação-piloto em Portugal.

O projecto, financiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia (projecto n.° 12/0034-L/4850), tem a duração de 2 anos, terminando em Novembro de 2014.