Página Inicial

A Plataforma de Nanotecnologia e Materiais (IST-NM) foi criada para promover o desenvolvimento transversal, a nível de investigação e do ensino, das áreas de Nanociências, Nanotecnologias e de Engenharia de Materiais, através da promoção de sinergias entre os investigadores e docentes do Instituto Superior Técnico.

A IST-NM pretende, em articulação com os vários departamentos e unidades de investigação do IST, contribuir para uma oferta abrangente e actual a nível de formação nas áreas das Nanotecnologias e Engenharia de Materiais, promover uma maior visibilidade dessa oferta e congregar meios laboratoriais e humanos que potenciem a capacidade do IST na captação de recursos para essas áreas.

Bolsa de Investigação para Licenciado - Caracterização de Materiais com Técnicas Nucleares Radioactivas

4 março 2016, 16:42 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciadono âmbito do projeto de I&D “Caracterização de Materiais com Técnicas Nucleares Radioactivas - sinergia e complementaridade aplicadas ao treino e desenvolvimento / Material´s Characterization with Nuclear Radioactive Techniques - synergy and complementarity applied to training and development”,  C2TN, IST-ID, Campus Tecnológico e Nuclear (CTN), Bobadela, CERN/FIS-NUC/0004/2015, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) ,  nas seguintes condições:

Área Científica: Materiais / Química / Engenharia Química

Requisitos de admissão: Formação adequada: Licenciatura em Engenharia de Materiais, Química ou Engenharia Química. Requisitos preferenciais: Dá-se preferência a candidatos/as com média igual ou superior a 14, que estejam interessados em efetuar a tese de mestrado connosco (eventualmente desejando também efetuar posteriormente doutoramento) e com experiência em caracterização por difração de raios X (pós) e SEM/EDS.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica do Doutor António Pereira Gonçalves, com eventuais períodos de estada no CERN para apresentação e discussão de resultados.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 3 meses com início previsto em  Abril de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 9 meses.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 22 de Fevereiro a 24 de Março 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Formulário ID B1 – Candidatura a Bolsa de Investigação (www.ist-id.pt),Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação, e deverão ser enviadas via email para: apg@ctn.ist.utl.pt

Mais informações aqui.

Todos os Anúncios

14th European Conference on Thermoelectrics (ECT2016)

4 março 2016, 16:49 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

It is our great pleasure to invite you to participate in the 14th European Conference on Thermoelectrics (ECT2016), to be held in Lisbon, PORTUGAL, on September 20-23, 2016.

The European Conferences on Thermoelectrics are high quality scientific forums promoted by the European Thermoelectric Society (ETS) that offer open and informal discussions on Thermoelectrics. The sessions of ECT2016 will cover all aspects on Thermoelectrics, from materials design, synthesis and characterization to application issues, modules and simulations.

Experts, scientists and engineers from Academia and Industry all around Europe and abroad, are invited and expected for attending ECT2016 and discuss the state-of-the-art of the technology, latest advances in material research, device design and market opportunities.

If you are interested in participating, here are Important Dates:

• May 16th, 2016, Early Registration Deadline
  • May 31th, 2016, Abstract Submission Deadline
  • July 5th, 2016, Notification to Authors
  • September 10th, 2016, Manuscript Submission Deadline

Click here for more information

Todos os eventos.