Programa Doutoral AdvaMTech - Materiais e Processamento Avançados

O Instituto Superior Técnico (IST) participa, através da Plataforma IST-Nanotecnologia e Materiais, no Programa Doutoral Nacional em Materiais e Processamento Avançados, financiado pela FCT.

O projeto FCT é coordenado pelo Professor Rodrigo Martins, da Universidade Nova de Lisboa, que foi a entidade proponente. Além da UNL participam na proposta todas as Universidades Portuguesas com atividade científica e de formação avançada significativa na área de materiais e com unidades de Investigação classificadas de Excelente ou Muito Bom, designadamente a Universidade de Lisboa (Instituto Superior Técnico), Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia), Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra (Faculdade de Ciências e Tecnologia) e Universidade do Minho. Os centros e institutos de investigação envolvidos são: CQE - Centro de Química Estrutural, CeFEMA - Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados, CEMUC - Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, CICECO – Centro de Investigação em Cerâmicos e Compósitos, Unidade de I&D em Materiais Têxteis e Papeleiros da UBI, I3N - Polo do Minho; Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) e Centro de Física da UM e CENIMAT/ I3N- Polo de Lisboa.

O Programa Doutoral deverá ter início em Janeiro de 2014 e as teses de doutoramento serão necessariamente coorientadas por docentes de duas Universidades.

A Participação do IST neste Programa Doutoral é coordenado pelo Professor Emília Rosa, responsável do Programa de Doutoramento em Engenharia de Materiais no IST e pelo Professor Rui Vilar, Coordenador da Plataforma Nanotecnologia e Materiais do IST.