Página Inicial

A Plataforma de Nanotecnologia e Materiais (IST-NM) foi criada para promover o desenvolvimento transversal, a nível de investigação e do ensino, das áreas de Nanociências, Nanotecnologias e de Engenharia de Materiais, através da promoção de sinergias entre os investigadores e docentes do Instituto Superior Técnico.

A IST-NM pretende, em articulação com os vários departamentos e unidades de investigação do IST, contribuir para uma oferta abrangente e actual a nível de formação nas áreas das Nanotecnologias e Engenharia de Materiais, promover uma maior visibilidade dessa oferta e congregar meios laboratoriais e humanos que potenciem a capacidade do IST na captação de recursos para essas áreas.

Anúncios

Bolsa de Investigação para Licenciado - Caracterização de Materiais com Técnicas Nucleares Radioactivas

4 Março 2016, 16:42 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Licenciadono âmbito do projeto de I&D “Caracterização de Materiais com Técnicas Nucleares Radioactivas - sinergia e complementaridade aplicadas ao treino e desenvolvimento / Material´s Characterization with Nuclear Radioactive Techniques - synergy and complementarity applied to training and development”,  C2TN, IST-ID, Campus Tecnológico e Nuclear (CTN), Bobadela, CERN/FIS-NUC/0004/2015, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) ,  nas seguintes condições:

Área Científica: Materiais / Química / Engenharia Química

Requisitos de admissão: Formação adequada: Licenciatura em Engenharia de Materiais, Química ou Engenharia Química. Requisitos preferenciais: Dá-se preferência a candidatos/as com média igual ou superior a 14, que estejam interessados em efetuar a tese de mestrado connosco (eventualmente desejando também efetuar posteriormente doutoramento) e com experiência em caracterização por difração de raios X (pós) e SEM/EDS.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica do Doutor António Pereira Gonçalves, com eventuais períodos de estada no CERN para apresentação e discussão de resultados.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 3 meses com início previsto em  Abril de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 9 meses.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 22 de Fevereiro a 24 de Março 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos: Formulário ID B1 – Candidatura a Bolsa de Investigação (www.ist-id.pt),Curriculum Vitae, certificado de habilitações e carta de motivação, e deverão ser enviadas via email para: apg@ctn.ist.utl.pt

Mais informações aqui.

Todos os Anúncios

Eventos

Conferência Internacional sobre Caracterização de Materiais 2019, 21 - 24 maio 2019, Lisboa, Portugal

30 Novembro 2018, 16:18 - Eduardo Miguel Lanceiro Amaro

A 9ª Conferência Internacional sobre Métodos Computacionais e Experimentos de Caracterização de Materiais e Contatos será realizada em Lisboa, entre os dias 21 e 24 de maio de 2019.

A conferência é organizada pelo Wessex Institute, Reino Unido, Universidade de Groningen, Holanda, Universidade de Windsor, Canadá e Universidade de Lisboa, Portugal. É patrocinado pela WIT Transactions on Engineering Sciences e apoiado pelo International Journal of Computational Methods e Experimental Measurements.

Destina-se a facilitar a interação entre a comunidade industrial e de investigaçãi e discutir os últimos desenvolvimentos neste campo de rápido avanço.

Mais informações seguem o link.

Tópicos da Conferência:
A lista a seguir cobre alguns dos tópicos a serem apresentados na Caracterização de Materiais 2019. Os documentos sobre outros assuntos relacionados aos objetivos da conferência também são bem-vindos.

• Métodos de computador e simulação
  • Técnicas experimentais e de medição
  • Caracterização mecânica e testes
  • Polímeros e plásticos
  • Avanços em compósitos
  • Caracterização micro e macro
  • Corrosão e erosão
  • Danos, fadiga e fratura
  • Materiais recicláveis
  • Materiais emergentes, incl. fabricação aditiva; ligas de alta entropia; materiais macios.
  • Materiais e energia Mecânica de contato
  • Modificação de superfícies e tratamentos
  • Mecanismos de tribomecânica e desgaste
  • Caracterização biomecânica e aplicações
  • Estresses residuais e processos de fadiga

Informações de submissão:
Resumos de no máximo 300 palavras devem ser enviados o mais breve possível. Os resumos devem indicar claramente o objetivo, os resultados e as conclusões do trabalho a ser descrito no trabalho na apresentação. A aceitação final será baseada no artigo completo, que, se aceito para publicação, deve ser apresentado na conferência. O idioma da conferência será o inglês.

Todos os eventos.