Ver Post

Seminário do CEG-IST

2 abril 2019, 14:19 - Fátima Jacinto

Data: 29 de Abril de 2019 (2.ª feira), das 14:30 às 15:30

Local: Sala de Reuniões do DEG (Deptº de Engª e Gestão - 1º Piso do Pav. Central)

Tema: Measuring the experience in recreational sport tourism event`s participants

Palestrante: Teresa Palrão (Doutoranda em Gestão de Turismo pela Universidade Europeia, Laureate International Universities, ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, com um Mestrado em Comunicação e Relações Públicas na European University Business School e Licenciada em Marketing no IADE, Creative School)

 

Resumo: Este trabalho pretende estudar os eventos turísticos desportivos de prática recreativa e a satisfação da experiência dos participantes (investigação que até aos dias de hoje tem sido escassa) neste tipo de eventos em Portugal.

Após revisão teórica minuciosa destes temas e assente particularmente em Getz (1998), Gibson (1998), Gammon & Robinson (2003), Weed & Bull (2004), Aspas (2000) e Nogawa,Yamguchi & Hagi (1996), foi desenvolvida uma escala de medição da satisfação da experiência de um evento turístico desportivo de prática recreativa.

Para tal, estudaram-se alguns destes eventos em Portugal e, numa segunda fase, a entrevistas em profundidade aos gestores destes eventos para definir as variáveis que constituem os constructos “Actividade”, “Pessoas” e “Lugar” (baseados no modelo teórico de Weed & Bull [2004]), sendo complementadas com inquéritos aos participantes a fim de classificar.

Este estudo permitiu perceber que, dos construtos, o “Lugar” tem um maior peso explicativo na percepção da experiência comparativamente aos outros dois construtos “Actividade” e “Pessoas”. Os resultados obtidos demonstraram que a percepção da experiência de um evento turístico desportivo de prática recreativa não é alterada nem com o tipo de evento nem com o tipo de participante. Já a experiência de um evento desta natureza varia consoante a avaliação do participante na experiência do mesmo. Pode-se constatar que a “Actividade” tem um maior número de variáveis consideradas mais significativas para uma experiência positiva que os outros dois construtos, seguindo-se o “Lugar” e por último “Pessoas”.

Os dados qualitativos foram submetidos a técnicas estatísticas frequentes em ciências sociais, podendo proporcionar contributos válidos para posteriores análises da mesma natureza. Este estudo permitiu construção de um modelo identificativo da interacção das variáveis determinantes na experiência em eventos turísticos desportivos de prática recreativa na perspectiva do participante.

 Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.