Ver Post

Seminário do CEG-IST

15 janeiro 2019, 15:14 - Fátima Jacinto

No âmbito do Ciclo de Seminários do CEG-IST, temos o prazer de anunciar o seguinte seminário:

Dia 30 de janeiro de 2019 (4.ª feira), das 14:30 às 15:30

Anfiteatro VA - 4 (Técnico, Campus Alameda, Pav. de Engª Civil)

Tema: Modelos de maturidade dos sistemas de informação (SI) - Aplicação dos SI ao setor da saúde

Palestrante: Maria Helena Monteiro, Professora Auxiliar – ISCSP da Universidade de Lisboa / Investigadora do CAPP – Centro de Investigação de Administração e Políticas Públicas / Presidente da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação

Resumo: Em todos os sectores e indústrias, os Sistemas de Informação têm vindo a ter um desenvolvimento muito acelerado, quer na sua abrangência e construção (tirando partido das tecnologias emergentes e de mudança de métodos), quer na sua adoção por instituições e utilizadores, sejam eles profissionais ou cidadãos – utilizadores.

No setor da saúde ocorre naturalmente o mesmo efeito, sendo aí potenciado pelo desenvolvimento exponencial de novas tecnologias da saúde e dispositivos clínicos. O contexto é de mudança e transformação aceleradas. Estas transformações nas organizações arrastam elevados riscos de disrupção se não forem acomodadas por análise de risco e métodos de transformação progressiva, consoante o ponto de partida da cultura, conhecimento, compreensão e uso dos Sistemas e Tecnologias de Informação pelos seus decisores, profissionais e clientes.

Os modelos de maturidade têm essencialmente duas mais-valias: permitem, por um lado, a compreensão da realidade em curso e por outro sustentar as decisões para a evolução em passos subsequentes, de forma controlada. Este seminário proporcionará uma discussão e um debate sobre esta temática.

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.