Ver Post

Seminário do CEG-IST

5 setembro 2017, 11:20 - Fátima Jacinto

Data:  12 de Setembro de 2017, terça-feira, das 11:00 às 12:00

Local: Anfiteatro QA1.1 (Técnico, Campus Alameda, Torre Sul, 1.º piso)

Tema: A Problemática da Violência Contra Crianças e Adolescentes: reflexão decorrente da aplicação da metodologia multicritério de apoio à decisão

Palestrante: Prof.ª Regiane Máximo de Souza

Breve nota biográfica: Doutorada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo e Licenciada em Matemática. Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNESP-Bauru, onde lecciona e investiga temas relacionados com a Pesquisa Operacional e Métodos Multicritério de Apoio à Decisão.

Resumo: A violência contra crianças e adolescentes no Brasil apresenta um cenário historicamente complexo, em que os problemas muitas vezes são submetidos a avaliações individuais, contrapondo a violência, que apresenta muitos sentidos e significados. Tais avaliações impactam diretamente nos referenciamentos de crianças e adolescentes para a rede de atendimento, ocasionando decisões equivocadas e fazendo com que as notificações sejam realizadas a partir de critérios fatuais, caracterizando a falta de um trabalho em rede e de ações intersetoriais. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa é elaborar um protocolo que auxilie as instituições integrantes do Sistema de Garantia de Direitos dos municípios de Uberaba/MG e Bauru/SP a gerenciar as notificações de violência contra crianças e adolescentes. A pesquisa utiliza o Analytic Network Process (ANP) como um método multicritério de apoio à decisão para selecionar o setor em que os sujeitos devem ser atendidos prioritariamente. O protocolo de atendimento foi desenvolvido com base nas análises especificas de cada tipologia apresentando os fluxos de encaminhamentos dentro das redes de proteção das cidades. A pesquisa possui algumas limitações a serem discutidas, tais como: há vários decisores envolvidos e a baixa participação em Bauru/SP, dificuldade de interpretação dos questionários elaborados e grande número de respostas incoerentes.

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.