Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

O Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) é uma unidade de investigação integrada numa escola de engenharia. A maioria dos membros do CEG-IST são docentes do Departamento de Engenharia e Gestão do IST e a maioria dos estudantes de investigação do centro são estudantes dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Engenharia e Gestão também do IST. A interação com os campos da engenharia e com questões tecnológicas relacionadas proporciona uma vantagem comparativa ao centro. Com o objectivo de promover esta vantagem, o CEG-IST vem intensificando o seu relacionamento com o Departamento de Engenharia e Gestão. O Departamento está organizado em torno das áreas de Engenharia e Gestão de Sistemas e de Engenharia e Gestão de Organizações. Os investigadores do centro focam a sua investigação em Análise de Decisão, Operações e Logística, e em áreas específicas de Economia, Finanças e Estratégia. A organização do CEG-IST corresponde a um grupo de investigação que promove abordagens multidisciplinares e que maximiza os contributos de membros sediados noutras instituições.

Mais informação sobre o CEG-IST disponível em: link CEG-IST.

Announcements Events

“Best Student Paper Award” atribuído a Estudante de Investigação do CEG-IST

10-03-2014

O CEG-IST tem o prazer de anunciar que o Engº António Quintino, Estudante de Investigação do CEG-IST, foi contemplado com o “Best Student Paper Award”, atribuído ao artigo "Managing Price Risk for an Oil and Gas Company” que foi apresentado na "3rd International Conference on Operations Research and Enterprise Systems (ICORES 2014)”, que decorreu de 6 a 8 de Março de 2014 em Angers, Vale do Loire, em França.

Nova publicação de Investigadores do CEG-IST

09-01-2014

Bana e Costa, C. A., Lourenço, J. C., Oliveira, M. D., Bana e Costa, J. C. (2014). A socio-technical approach for group decision support in public strategic planning: The Pernambuco PPA case. Group Decision and Negotiation, 23(1), 5-29.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s10726-012-9326-2

 

Investigadora do CEG-IST explica SustainPro na SIC Notícias

09-01-2014

A Professora Ana Carvalho explica na SIC Notícias como é que a ferramenta informática SustainPro, que recebeu a menção honrosa na categoria Investigação e Desenvolvimento do Green Project Awards, pode contribuir para as empresas desenvolverem actividades de forma mais sustentável.

Link: http://videos.sapo.pt/MjguUTY6LYDbBPM53zRb

 

View all announcements

Next Events:

Seminário do CEG-IST

Soon
From 30-04-2014 until 30-04-2014 / Anfiteatro QA (IST Alameda, Pavilhão de Química)

No âmbito do Ciclo de Seminários do CEG-IST, temos o prazer de anunciar o seguinte seminário:

Data:  30 de Abril de 2014 (4.ª feira), das 11:30 às 12:30 - Local: Anfiteatro QA (IST - Campus Alameda, Pavilhão de Química)

Tema: Participação Pública na Avaliação Ambiental Estratégica (Para informações adicionais sobre este seminário por favor siga o link)

Palestrante: Cynthia Danielle Siqueira (Doutoranda do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico, Portugal)

Resumo: A relevância da participação pública no processo de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) é destacada tanto na literatura especializada como em instrumentos institucionais que regulam sua aplicação. Considera-se que sua realização, dentre outros aspectos, favorece a promoção do desenvolvimento sustentável, diminui potenciais conflitos, além de fortalecer elementos democráticos essenciais no âmbito do processo de gestão de políticas, planos e programas. Entretanto, a sua  prática frequentemente apresenta obstáculos ao envolvimento de cidadãos e, em especial, de grupos sociais marginalizados que requerem maior investigação. Considerando a criação de oportunidades de participação pública ativa e inclusiva um importante elemento do processo de AAE, a comunicação apresenta o projeto de tese desenvolvido sob o tema “Participação Pública na Avaliação Ambiental Estratégica”, que busca investigar os obstáculos e caminhos para sua promoção.

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.

Mais informação sobre este e outros seminários do CEG-IST disponível em: https://fenix.ist.utl.pt/investigacao/ceg-ist/lateral/seminarios 

Próximos Seminários (a confirmar)

Soon
From 30-04-2014 until 04-06-2014 / Campus Alameda

Data: 7 de Maio de 2014 (4.ª feira), das 11:30 às 12:30

Local: Anfiteatro GA5 (IST - Campus Alameda, Pavilhão Central)

Tema: What engineers do: two empirical studies and a 15th century perspective

Palestrante: Bill Williams (Doutorando do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico, Portugal)

 

Data: 21 de Maio 2014 (4.ª feira), das 11:30 às 12:30

Local: Anfiteatro QA1.1 (IST - Campus Alameda, Torre Sul)

Tema: A gestão do risco de mercado - Aplicação a uma empresa petrolífera

Palestrante: António Quintino (Doutorando do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico, Portugal)

 

Data: 4 de Junho de 2014 (4.ª feira), das 11:30 às 12:30

Local: Anfiteatro VA2 (IST - Campus Alameda, Pavilhão Civil)

Tema: (a indicar)

Palestrante: Diana Lopes (Bolseira de Investigação do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico, Portugal)

Past Events:

Seminário do CEG-IST

From 19-03-2014 until 19-03-2014 / Anfiteatro QA1.1 (Torre de Química)

No âmbito do Ciclo de Seminários do CEG-IST, temos o prazer de anunciar o seguinte seminário:

Data:  19 de Março de 2014 (4.ª feira)

Hora: 11:30 às 12:30   

Local: Anfiteatro QA1.1 (IST - Campus Alameda, Torre de Química)

Tema: Ecosystem Services as an Asset and an Opportunity to Local Development  (Para informação complementar seguir o link)

Palestrante: Rita Catarina Gomes (Doutoranda do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico, Portugal)

Resumo: A framework for mainstreaming ecosystems services into spatial plans has been developed and will be presented. The purpose of the framework is to enable the generation of capital gains that can finance both local projects that drive sustainability in municipalities, as well as ecosystem conservation. Preliminary results of the application of the framework to Alcochete municipality will be shared and discussed with seminar participants.

Os seminários do CEG-IST são de acesso livre.

Mais informação sobre este e outros seminários do CEG-IST disponível em: https://fenix.ist.utl.pt/investigacao/ceg-ist/lateral/seminarios

View all events