MUITO OBRIGADO!


A partir de 2ª feira o Técnico Lisboa vai receber várias centenas de armações de viseira por dia, resultantes da nossa iniciativa conjunta com as empresas RapidTool (produtora do molde) e da empresa TJ Moldes (que injeta a armação). O contacto com os Hospitais, Centros de Saúde, e afins vai passar a ser organizado pela AEIST, assim como as entregas aos mesmos. O Técnico continua também envolvido.

 

Desde modo Agradecemos Imenso aqueles que nos fizeram chegar centenas de armações impressas. Juntos entregámos mais de 1000 viseiras feitas em impressão 3D (fabrico aditivo com nós dizemos !!), a mais de 50 instituições. A todos o nosso muito obrigado. Recebemos dezenas de agradecimentos via email, muitos deles emocionados pela ajuda enorme que a nossa (vossa) iniciativa proporcionaram.

 

Nós, Laboratório para Desenvolvimento de Produto do DEM, vamos parar a produção de armações e vamos dedicar-nos ao design e produção de componentes mais elaborados e específicos, ainda em identificação com várias unidades de saúde. Se entretanto verificarmos que existem outras peças onde faça sentido repetirmos este exercício, iremos solicitar a vossa disponibilidade !!

 

Deixamos ao critério de cada um continuar a imprimir as armações, sendo que não há necessidade de terem mais custos, pois estas empresas irão fornecer-nos com, posso dizer, milhares de armações por semana.

 

Os que ainda tiverem armações em impressão ou impressas, podem entregar até 6ª feira no horário habitual da C01, e a partir de 2ª feira na AEIST. Por favor passem palavra, pois não temos os emails de todo os que contribuíram !!

 

Continuamos a necessitar de muitos acetatos, e claro se quiserem ajudar a AEIST em algo, sabem onde os encontrar !!

 

Agradecemos mais uma vez todo o esforço e empenho. Conseguimos colocar rapidamente as viseiras nos Hospitais !! Agora entra a produção em massa !!

 

Um abraço.


_______________________________________________________________________________________________________________

Novo ficheiro stl no final da pagina




COVID19 - Ficheiro para impressão de viseira de protecção. 

O modelo de viseira IST combina e recombina vários conceitos que existem neste momento na Internet, entre outros o modelo apresentado pela Prusa, um modelo de Espanha com uma impressão de uma pala, outro de uma universidade Sueca e um modelo do ISEP no Porto. 

Existem vários critérios para definir o que poderá ser uma viseira melhor ou pior: rigidez, colocação dos elásticos, utilização de elástico ou outra forma de preensão, peso, dimensões, afastamento do acetato, utilização de outro tipo de acetato, dimensão do acetato ou forma de o ligar à viseira, facilidade de fabrico, entre outros.

O modelo de viseira que propomos foi desenvolvido e aprovado por pessoal médico e temos formas lean de produção da viseira completa. O símbolo do IST serve para os voluntários poderem identificar os modelos que recebemos, visto que é este modelo que temos aprovado, assim como para permitir ao Hospital fazer novas encomendas. Estamos sempre a procurar e encontrar novas formas de fabricar a peça que suporta o acetato e agradecemos todas as sugestões.

Nesta fase estamos a disponibilizar um novo modelo, compatível com o anterior, mas que procura simplificar a ligação com elástico, assim como melhorar ligeiramente o tempo de fabrico. 

As instruções de entrega são as mesmas. 

Não colocar BRIM na impressão 3D



________________________________________________________________________________________________________________________

Foi lançado pelo Técnico, em colaboração com a Faculdade de Medicina da UL, e com o apoio da UL, um projecto de produção de viseiras médicas (em falta nos hospitais) por impressão 3D.

Pede-se à comunidade existente nas proximidades do IST que tenha acesso a Impressoras 3D FDM a colaboração no sentido de aumentar a produção diária.

Desta forma, agradecemos a entrega da armação da viseira no IST, pavilhão central, sala C01, todos os dias da semana, entre as 11h-12h e 16h30-17h30.

Apelamos que a entrega seja feita em lotes de 10 unidades para não comprometer o necessário distanciamento social recomendado.

Recomendações de Fabrico - FDM

Fazer o download do STL no final da página

Material: PLA ou PetG

Espessura de camada 0.2

Enchimento de 20%

Numero de contornos,2 

Numero de camadas de topo e base:2

Não requer suporte.

Nao colocar BRIM 

Tempo de impressão ronda as 3h.

Estes parâmetros terão de ser adaptados dependendo da impressora disponível. 

Instruções para entrega

A entrega em lotes de 10 unidades deverá ser feita nas instalações do IST, Pavilhão Central,, sala C01, todos os dias de semana, 11h-12h e 16h30-17h30.

Contactos: 

Paulo Peças: ppecas@tecnico.ulisboa.pt

Marco Leite: marcoleite@tecnico.ulisboa.pt



Attachments