Miguel A. Rodrigues é Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) e membro do Centro de Química Estrutural. Graduou-se em Engenharia Biológica (UAlg) e fez o seu doutoramento em Engenharia Química (Técnico) em 2006. A sua dissertação entitulou-se “Produção de partículas usando fluidos supercríticos para libertação controlada de fármacos”. Antes de se tornar Investigador no Técnico (em 2009), foi Cientista Convidado na Universidade do Texas em Austin (EUA) onde desenvolveu investigação na área de “Processos de congelamento controlado para estabilização de proteínas em micropartículas”  patrocinada pela Pfizer Inc. Desde então, o seu trabalho tem explorado estes dois campos da Tecnologia Química, nomeadamente, sistemas supercríticos para melhorar a estabilidade e administração de produtos farmacêuticos e novas abordagens e métodos para crio-processamento de proteínas e células de forma a potenciar a escalabilidade de terapias emergentes. 

A sua investigação tem motivado várias colaborações industriais na Europa e EUA com colegas da academia e industria. Tem sido convidado para dar palestras e seminários nos centros de I&D de várias empresas farmacêuticas e em conferências científicas internacionais.  Os seus interesses de investigação podem ser ilustrados por alguns dos trabalhos  distinguidos no contexto nacional e internacional:

Production of particles for controlled release of pharmaceutical substances using supercritical fluids. - FCT/CUF distinction in Best 2007 Ph.D thesis with industrial application.

Super-minocycline - The stable, high-temperature resistant, novel minocycline polymorph  - Solvay/Hovione distinction in 2011 innovation challenge (SHIC). 

A method for Predicting Proteins Frozen Storage Stability - Jansen prize for excellence in Ph.D. education from the American Association of Pharmaceutical Scientists in AAPS2015 conference (atribuído à sua aluna Monica Rosa). 

Miguel A. Rodrigues é autor de várias publicações e patentes e também um dos fundadores da Smartfreez, uma Start-up que nasceu com o licenciamento de propriedade intelectual do Técnico e que está hoje a moldar os métodos de criopreservação das maiores industrias farmacêuticas.