Biografia sumária


Joana Portugal Pereira é professora adjunta do Programa de Planejamento Energético (PPE) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) (Rio de Janeiro, Brasil) e investigadora convidada no Centro de Política Ambiental (CEP) do Imperial College London (Londres, R.U.). Atua como autora dos relatórios de avaliação (AR6) do Grupo de Trabalho III do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas (IPCC) e no Relatório Emissions Gap Report 2020 (UNEP).

Suas áreas de interesse debruçam-se sobre a avaliação de estratégias de mitigação de mudanças climáticas e interações com outras dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030. É autora e co-autora de cerca de 20 artigos científicos publicados em revistas internacionais de elevado fator de impacto (i10 index de 19) e participou como consultora em diversos projetos internacionais na região da Ásia-Pacífico e América Latina que resultaram em metas nacionais (NDC´s) submetidas no Acordo de Paris. Enquanto especialista em mudanças climáticas, é membro da iniciativa Science based target que apoia mais de 230 empresas de todo o globo a desenvolver estratégias de mitigação às alterações climáticas.

Antes de ingressar atividades de docência, a Professora Portugal Pereira foi Investigadora na unidade técnica de apoio ao Grupo de Trabalho III do IPCC (20017-2019), desenvolvendo atividades de coordenação científica nos relatórios especiais sobre Clima e Terra e Trajetória de Aquecimento de 1,5°C. Anteriormente foi investigadora de pós-doutorado e professora convidada no Programa de Planejamento Energético (PPE) do COPPE/UFRJ (2013-16), desenvolveu trabalhos sobre políticas de energia e clima para o Instituto de Estudos Avançados das Nações Unidas (UNU-IAS, Japão) (2012) e o Instituto do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADBi, Japão) (2010-12). A Professora Portugal Pereira é licenciada (2006) (Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa) e doutorada (2011) (Universidade de Tóquio) em Engenharia do Ambiente, com ênfase em bioenergia e análise de ciclo de vida de combustíveis alternativos.

Lista de publicações: http://bit.do/ewtK9