Funcionamento da cadeira de Vibrações e Ruído

17 Setembro 2020, 18:42 Nuno Manuel Mendes Maia

Caros Srs. Alunos


Funcionamento da cadeira de Vibrações e Ruído:

As aulas teóricas começam no dia 22/9;
As aulas de problemas começam na 3ª semana (5/10);
Os trabalhos de laboratório começam na semana 5 (19/10)

Devido a questões de saúde, todas as aulas teóricas e práticas, não serão presenciais. Também não serão dadas pelo sistema Zoom.
Todas as aulas estão gravadas em vídeo e todas as semanas serão enviados por e-mail e por anúncio na página da cadeira os “links” para aceder às aulas dessa semana. As aulas gravadas correspondem exactamente ao que eu costumo apresentar presencialmente. A única diferença é que não podem tirar as dúvidas imediatamente.

Os alunos têm assim liberdade para visualizar as aulas em qualquer altura e as vezes que entenderem e também se evita qualquer constrangimento em relação a algum possível confinamento. Estaremos disponíveis para tirar dúvidas por e-mail (nuno.manuel.maia@tecnico.ulisboa.pt e hugo.policarpo@tecnico.ulisboa.pt), por telefone (ext. 1454) ou presencialmente, por marcação antecipada por e-mail.

O exame final será, em princípio, presencial.

A organização dos trabalhos de laboratório está a cargo do Prof. Hugo Policarpo. 
Os trabalhos de laboratório, devido ao pequeno espaço deste, serão realizados no regime à distância (via Zoom) em ambiente de simulação. Note-se que quem está a repetir a cadeira e fez os trabalhos de laboratório no ano 2019/20 não necessita de os repetir (sendo atribuída a nota obtida nesse ano). 

Quanto aos laboratórios, prevê-se que:
 • No total serão realizados 2 (dois) trabalhos de laboratório em períodos distintos (entre a 5ª e a 8ª semanas e entre a 9ª e a 11ª semanas);
 • Cada trabalho de laboratório será organizado em diversas sessões de trabalho laboratorial;
• Cada sessão de trabalho laboratorial será composta por 6 grupos de 3 alunos/grupo (sendo que os alunos têm de se organizar em grupos de 3);
• O docente criará no Fénix os grupos onde cada a aluno deverá proceder à sua inscrição de acordo com a sua preferência e/ou disponibilidade horária (note-se que é essencial que haja uma organização prévia dos alunos pelos grupos dado que uma vez inscrito o aluno já não se pode desinscrever);
• Atempadamente, serão disponibilizados vídeos demonstrativos que contemplam os procedimentos dos trabalhos em ambiente real e em ambiente simulado;
• Será também, disponibilizado um conjunto de ficheiros de dados padrão para que os alunos possam oportunamente criar uma folha de cálculo para o tratamento de dados;
• A folha de cálculo criada no ponto anterior deve/pode ser utilizada no tratamento dos dados contidos no conjunto de ficheiros correspondentes ao trabalho de cada grupo que serão fornecidos pelo docente no decorrer da sessão de trabalho laboratorial;
• Será disponibilizada para “download” uma folha de registo para anotar os parâmetros do ensaio e respetivos resultados obtidos;
• A folha referida no ponto anterior, deverá ser preenchida eletronicamente ou manualmente (sendo que neste caso necessita de ser impressa e digitalizada obrigatoriamente em formato *pdf) e posteriormente submetida via Fénix dentro do período estipulado;
• Cada sessão de trabalho laboratorial terá a duração de 90 (noventa) minutos que contempla: introdução, realização da experiência, determinação/cálculo dos parâmetros solicitados, esclarecimento de dúvidas, submissão da folha de registo via Fénix.   Em devido tempo serão disponibilizados os respetivos links assim com outras informações complementares.

Cumprimentos,
Nuno Maia