Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

O objectivo é dar aos alunos os conhecimentos da área de visualização de dados e informação que lhes permitam conceber e executar visualizações de grande impacto como veículo privilegiado para transmitir informação quantitativa e qualitativa. Será introduzida a área de Visualização de Informação após o que será ensinada uma metodologia para a análise de domínio e conceção de visualizações eficazes. Conhecida esta, serão discutidos os vários tipos de variáveis (contínuas, nominais, rácio, etc.), dados (tabulares, redes, texto, etc.) e padrões a visualizar. Em seguida serão descritos os vários factores fisiologicos e psicológicos (memória, processamento visual, etc.) relevantes para a criação de uma boa visualização. Estudaremos os tipos de visualização de informação mais comuns e adequados para vários tipos de informação (grafos, séries temporais, etc.) e as técnicas de iteracção possíveis (focus+context, overview+detail, panning+zoom, brushing). Uma vez introduzida a área, as tarefas nela desempenhadas, e os problemas encontrados, veremos quais as abordagens mais correctas para avaliar aplicações de Visualização de Informação.