Sumários

SIMULAÇÃO DAS GRANDES ESCALAS (Cont.)

24 maio 2018, 11:00 Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

Simulação das grandes escalas no espaço de Fourier. Equações de Navier-Stokes filtradas no espaço de Fourier. A cascata de energia no espaço de Fourier. Viscosidade turbulenta espectral. Interações triádicas. 


SIMULAÇÃO DAS GRANDES ESCALAS

17 maio 2018, 11:00 Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

Simulação das grandes escalas. O conceito. Equações de Navier-Stokes filtradas no espaço físico. Filtros caixa, corte e Gaussiano. Propriedades dos filtros. Tensões sub-malha. A cascata de energia no espaço físico. Decomposição de Leonard. Igualdade de Germano. Modelos sub-malha no espaço físico: modelos de Smagorinsky, escalas semelhantes, e gradiente. Modelo misto. Modelos usando equações de transporte da energia cinética sub-malha. Modelo dinâmico.


SOLUÇÕES DE SEMELHANÇA EM CAMADAS DE CORTE LIVRES TURBULENTAS

10 maio 2018, 11:00 Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

Soluções clássicas para o campo afastado em camadas de corte livres turbulentas. Jactos e esteiras (planos e circulares).


INSTABILIDADES, TRANSIǘAO E ESTRUTURAS COERENTES EM ESCOAMENTOS CANÓNICOS

3 maio 2018, 11:00 Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

Origem da turbulência. Instabilidades e transição. Instabilidades de Tolmien-Schlichting e de Kelvin-Helmholtz. Estruturas coerentes em escoamentos turbulentos canónicos.


TEORIA DE KOLMOGOROV E SUAS LIMITAÇÕES. TURBULÊNCIA NO ESPAÇO DE FOURIER

26 abril 2018, 11:00 Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

A teoria classica da turbulência de Kolmogrov (K41) e suas limitações. Equação de Kármán-Howarth. Teoria refinada (K62). Intermitência interna. Análise da dinâmica da turbulencia no espaço de Fourier. Espectro de energia. Transferência de energia. Equação de Lin.