UC Tecnologia de Maquinagem (Início do Período)

19 novembro 2022, 18:27 Pedro Alexandre Rodrigues Carvalho Rosa

Estimado(a)  Aluno(a),

Seja bem-vindo(a) à unidade curricular (UC) de Tecnologia de Maquinagem (TecMaq).

Tecnologia de Maquinagem é uma unidade curricular que apresenta as mais recentes tecnologias e técnicas de maquinagem, abordando os fundamentos e envolvendo demonstrações experimentais através da utilização de laboratórios e equipamentos dedicados.

O processo de ensino-aprendizagem e a avaliação contínua de conhecimentos terá por base um exame teórico final (TEST, 50%) e um projeto experimental a realizar ao longo do período (PROJ, 50% da nota final). O projeto experimental será realizado em grupo de 2 alunos e acompanhado individualmente pelos docentes e técnicos envolvidos na unidade curricular. O(a) aluno(a) deverá integrar um grupo de trabalho de duas pessoas.  Na impossibilidade de estabelecer o grupo de trabalho (tradicionalmente feito na sala de aula) deverá contactar os docentes da disciplina. A constituição do grupo de trabalho (número e nome dos alunos) deverá ser enviada por email ao corpo docente (pedro.rosa@tecnico.ulisboa.pt). Em resposta receberá o enunciado do projeto por email.

As aulas teórico-práticas (TP) e aulas de laboratório (L) terão início na próxima semana e realizar-se-ão em dois turnos, o primeiro turno será leccionado em inglês para alunos internacionais e o segundo turno será leccionado em português para alunos nacionais. A aula teórico-prática (TP) do turno 1 (alunos internacionais) decorrerá à segunda-feira na Sala LabMF das 13:00 às 15:00. As aulas teórico-práticas (TP) do turno 2 (alunos nacionais) decorrerá à terça e quarta-feira na Sala C01 das 15:00 às 17:00. As aulas TP e L têm início 5 minutos depois da hora marcada e terminam à hora exata que consta no horário. Será disponibilizada informação adicional na primeira aula.

As aulas de laboratório (L) carecem de marcação semanal através da plataforma Doodle. O aluno receberá um email no início de cada semana com o guia de laboratório e o respetivo link Doodle para agendamento da aula de laboratório. Poderá escolher o período que lhe for mais conveniente para acompanhar a realização das experiências laboratoriais. As aulas de laboratório são obrigatórias e servirão de suporte às atividades do projeto (PROJ).  A realização do PROJ é da responsabilidade do grupo de trabalho e decorrerá em laboratório envolvendo um número reduzido de alunos. O projeto tem forte cariz experimental e será acompanhado individualmente pelos docentes e técnicos para garantir o apoio necessário. O aluno é convidado a contactar direta e regularmente os docentes durante o decurso do período.

Consulte regularmente a página web da UC TecMaq para obter informação atualizada. No separador Download, FENIX, https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/disciplinas/TMaqu/2022-2023/1-semestre, pode fazer download do (i) material pedagógico de apoio aos problemas e laboratórios, assim como, da componente teórica, e (ii) localização das salas de ensino onde decorrerão as aulas TP e L. O esclarecimento de dúvidas deverá ser solicitado por email. Sala virtual Zoom de apoio às aulas e esclarecimento de dúvidas: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84735849378. Pode ainda acompanhar o canal de divulgação social do curso: https://www.facebook.com/groups/911201135708519

Estes e outros assuntos serão abordados na primeira reunião.

Votos de um bom período.

Atenciosamente,

O Corpo Docente