Projectos de Investigação

No contexto da disciplina de TI, o aluno deverá elaborar um trabalho de investigação sob supervisão de um professor do DEI (não necessariamente o orientador), tendo-se que este trabalho contribui um total de 80% para a classificação final na disciplina.

O trabalho de investigação deve resultar na produção de um relatório escrito, no qual, de forma clara e pedagógica, o aluno apresente a matéria estudada, as referências utilizadas, as conclusões do trabalho, e perspectivas de desenvolvimento futuro do domínio em apreço. O trabalho do aluno será avaliado por um júri de pelo menos 2 professores, num exame oral e público, onde o aluno apresentará os resultados da sua aprendizagem, e o seu relatório.

Desta forma, para poderem concluir esta UC com aproveitamento, devem os alunos:

1. Escolher um professor responsável para o plano de estudos associado a este projecto de investigação (pode ser o orientador, ou outro professor do DEI);
  2. Descarregar o formulário de plano de estudos e preenchê-lo com o conhecimento/apoio do professor responsável;
  3. Obter a assinatura do professor responsável pelo plano de estudos e a aprovação do coordenador da disciplina de TI;
  4. Entregar o plano de estudos assinado na secretaria do DEI (contactar Helena Borges);
  5. Realizar o trabalho de investigação proposto e elaborar o relatório escrito, durante o semestre em que decorre a disciplina;
  6. Apresentar o trabalho de investigação. Uma vez o professor responsável pelo plano de estudos satisfeito com o resultado, deve o referido responsável marcar a apresentação publica.
  7. Submeter o relatório e a apresentação no sistema Fénix.

O professor responsável pelo plano de estudos deve, em relação ao ponto 6 acima referido, proceder da seguinte forma:

1. Convidar um outro professor para participar na discussão;
  2. Enviar o resumo, local, data e hora da discussão para a secretaria do DEI, para que esta discussão possa ser anunciada;
  3. Após a realização da discussão, os dois professores (i.e., o responsável e o convidado) devem preencher e assinar uma acta (i.e., um formulário de avaliação), atribuindo uma nota entre 0 e 20 ao trabalho;
  4. A acta assinada deve dar entrada na secretaria do DEI (contactar Helena Borges).

Após verificar que todos os documentos estão em ordem (acta da apresentação assinada, relatório e slides da apresentação em PDF) o responsável pela disciplina de TI lançará a respectiva nota da disciplina.

Relatórios de Projectos de Investigação

• Nome do aluno (nota final de ?? valores)