LINK ALTERNATIVO

Teste / exame ONLINE

20 janeiro 2021, 22:12 Eduardo Jorge Morilla Filipe

Caros alunos,

Recebemos hoje uma mensagem do Presidente do IST, na qual, face à gravidade da situação da pandemia, recomenda que "sempre que possível, se recorram a métodos de avaliação que, garantindo a qualidade, fiabilidade e justiça do processo evitem a necessidade de presença física nos campi”.

Pela minha parte, considero que é dever de todos contribuir para a contenção da pandemia, da forma que nos for possível.
Perante a gravidade da situação, o bom senso aconselha a não promover a movimentação e a aglomeração de 150 pessoas, entre estudantes e docentes.

Assim, considero necessário passar a realização do teste/exame de TEQ de amanhã, 21 de Janeiro, para preferencialmente online.
Isto significa que TODOS os estudantes farão o teste/exame ONLINE, excepto aqueles que lhes seja impossível por qualquer motivo, por exemplo falta de meios informáticos adequados.
Esses estudantes devem enviar-me um email até amanhã às 15.00h (efilipe@tecnico.ulisboa.pt), pedindo para fazer o teste presencialmente. Estará preparada uma sala na IST para esse fim.

Espero que esta alteração, tão em cima da hora, não vos prejudique de nenhuma forma. Penso que não.

O teste online decorrerá da forma prevista:

Durante a realização do teste devem manter a câmara e microfone ligados.
Poderão usar tabelas de vapor em papel, digitais, ou as fornecidas.
Para os cálculos poderão usar calculadora ou o computador.
O 2º teste terá duas partes de 45min cada e o 1º exame mais uma parte de 1 hora e meia.

O link do zoom é
O enunciado da primeira parte do teste será enviado pelo zoom.
Ao fim dos 45min devem digitalizar todas as páginas e enviar por email para efilipe@tecnico.ulisboa.pt

O enunciado da segunda parte do teste será então enviado e terão mais 45 min.
Digitalizam todas as páginas e enviam por email para efilipe@tecnico.ulisboa.pt

Os alunos que pretendem fazer o 1º exame receberão então o enunciado e terão mais 1 hora e meia para a resolução.
Digitalizam e enviam por email para jnlopes@tecnico.ulisboa.pt

Até amanhã,
Eduardo Filipe

Informações 2º teste / 1º exame

16 janeiro 2021, 20:12 Eduardo Jorge Morilla Filipe

Caros alunos,

Espero que tenham tido umas boas festas, dentro do possível.

Espero também que estejam bem de saúde, apesar do agravamento da pandemia.

O 2º teste / 1º exame de TEQ é já no próximo dia 21 de Janeiro (quinta-feira).

Aqui vão algumas informações importantes.

De acordo com as indicações gerais do IST, a realização do teste deverá ser presencial, excepto para os estudantes em confinamento ou pertencentes a grupos de risco, que estão autorizados a fazer o teste remotamente.

Contudo, há disciplinas que foram autorizadas a realizar o teste inteiramente online, desde que todos os estudantes concordem. Esta autorização reconhece que há muitos estudantes que ficam muito ansiosos por correr esse risco (por si ou pelos familiares) e que, naturalmente, isso afecta a realização da prova.

No nosso caso o elevado número de estudantes dificulta qualquer decisão por unanimidade. Por isso, considero que a decisão mais correta é manter a realização do teste presencial, permitindo a realização online aos estudantes que optem por essa hipótese.

Para poder organizar a realização da prova:

Todos os estudantes que pretendam fazer a prova, presencialmente ou remotamente, devem inscrever-se no fénix até às 13h do dia 18 de Janeiro (segunda feira).

Os estudantes que pretendam fazer a prova remotamente devem ainda enviar-me um email até às 13h do dia 18 de Janeiro (segunda feira), com uma justificação sumária.

À semelhança do 1º teste, o enunciado será igual para a prova presencial e online.

Estará dividido em várias partes, a realizar em tempo limitado, faseadamente, com consulta.

Podem fazer o 2º teste todos os estudantes que fizeram o 1º teste, isto é, não há nota mínima do 1º teste. Também não há nota mínima do 2º teste.

Os estudantes que fizeram o 1º teste podem optar por fazer o 1º exame.

Naturalmente, os estudantes que não fizeram o 1º teste terão que fazer um dos exames.

Os estudantes que fizeram o 1º teste podem optar por fazer o 2º teste na data do 2º exame, dia 10 de Fevereiro.

Na data do 2º exame pode-se melhorar a nota do 1º exame, mas não do 2º teste.

Em nenhuma das datas se pode melhorar a nota do 1º teste.

Para facilitar, estarei disponível para tirar dúvidas por email a partir de amanhã, domingo.

Mas marquei ainda duas sessões zoom para dúvidas nos dias 19 de Janeiro (terça-feira) e 20 de Janeiro (quarta-feira) às 15.00h.

Reforço a grande importância de compreender bem os exercícios das aulas práticas e os exemplos das aulas teóricas.

Bom estudo e até breve,

Eduardo Filipe

Horário de dúvidas de Sebastião Alves

10 janeiro 2021, 17:00 Sebastião Alves

2ª fª, 11, às 16h30

4ª fª , 15, às 16h30

Link Zoom

Publicação de Notas

18 dezembro 2020, 18:12 Jose Nuno Canongia Lopes

Notas após a revisão de notas presenciais.