Métodos de Avaliação

Avaliação com duas componentes obrigatórias
(aprovado pelo CP)

O calendário de avaliação pode ser consultado aqui

A) EXAME FINAL - peso 75%

1- Os alunos poderão realizar dois Exames Finais.

2- Cada Exame será composto por vários Problemas e terá duração de 3h.

3- Cada Exame incidirá sobre toda a matéria leccionada, e será realizado sem recurso a elementos de consulta.

4- Os Exames contribuem para a classificação final de cada aluno, como a seguir se indica.

a) Cada Exame será classificado entre 0 e 20 valores (sem nota mínima).

b) Para cada aluno, a nota final NExame desta componente de avaliação é a maior das notas obtidas (no caso do aluno ter comparecido aos dois Exames).

c) A nota NExame de cada aluno contribui com um peso de 75% para sua classificação final de TEM-MEEC.

5- Os alunos deverão inscrever-se previamente (via sistema Fénix) nos Exames.

B) TRÊS TRABALHOS DE LABORATÓRIO - peso 25%

1- Os alunos deverão obrigatoriamente comparecer e realizar os três trabalhos de Laboratório (tipo presencial).

2- As aulas de Laboratório relativas a cada trabalho (cada uma com duração de 2h) decorrerão em 12 a 13 turnos, que funcionarão de forma distribuída ao longo da semana, conforme consta dos horários.

3- Cada trabalho de Laboratório será realizado por grupos de três alunos.

4- Cada grupo de alunos deverá inscrever-se previamente num turno de laboratório, através do portal lfx4 .
Atenção: cada turno integrará um máximo de 6 grupos.

5- No início de cada aula de Laboratório, cada aluno deverá entregar uma ficha de preparação (prep-sheet), preenchida individualmente durante a preparação do trabalho.

6- No final de cada aula de Laboratório, cada grupo de alunos deverá entregar uma ficha-relatório do trabalho (log-sheet), preenchida durante a aula.

7- Os trabalhos de laboratório contribuem para a classificação final de cada aluno, como a seguir se indica.

a) Cada ficha (prep-sheet e log-sheet) será classificada entre 0 e 20 valores.

b) Para cada aluno, a nota de cada trabalho de laboratório é calculada a partir das notas da prep-sheet (peso 15%) e da log-sheet (peso 85%), com uma nota mínima de 7 valores

c) Para cada aluno, a nota final NLab desta componente de avaliação é a média aritmética das notas obtidas nos três trabalhos de Laboratório.

d) A nota NLab de cada aluno contribui com um peso de 25% para sua classificação final de TEM-MEEC.

8- Os alunos reinscritos que, nos anos letivos de 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016 realizaram a componente laboratorial da disciplina com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores estão dispensados de frequentar o Laboratório.

Os alunos reinscritos que tenham realizado a componente laboratorial da disciplina em anos lectivos anteriores a 2013/2014 deverão voltar a realizar os trabalhos de laboratório.

C) MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO

1- Os alunos que obtiveram aprovação na disciplina nos dois anos lectivos anteriores, e que pretendam realizar melhoria de classificação, deverão realizar um dos Exames finais à escolha (após inscrição para o efeito na Secretaria de alunos).

2- Não é permitida a melhoria de classificação em Época Especial.

D) ÉPOCA ESPECIAL

1- O método de avaliação em Época Especial constará de um único Exame, a realizar no período previsto para o efeito.

2- A classificação final do aluno será calculada utilizando um peso 75% para a nota do Exame de Época Especial e de 25% para a nota da componente laboratorial anteriormente realizada.