Introdução

As aulas de laboratório, com duração de 2h, permitirão aos alunos a observação experimental e a análise quantitativa de alguns dos fenómenos apresentados nas aulas teóricas.

Local do Laboratório: Sala L02.04D - Cave do Pavilhão de Matemática (piso -02)

Funcionamento

- Ao longo do semestre, os alunos realizarão três trabalhos de Laboratório de tipo presencial.
-
Os alunos deverão obrigatoriamente comparecer aos três trabalhos de laboratório.
-
As aulas de Laboratório relativas a cada trabalho decorrerão num máximo de 12 turnos, que funcionarão de forma distribuída ao longo duma semana, conforme consta dos horários.
- Cada aula de Laboratório terá a duração de 2h.
- Cada trabalho de Laboratório será realizado por grupos de três alunos.
- Cada grupo de alunos deverá inscrever-se previamente num turno de laboratório.
   (Atenção: cada turno integrará um máximo de 6 grupos).
- No final de cada aula de Laboratório os alunos entregarão uma ficha de trabalho (log-sheet), preenchida durante a aula.

Os alunos reinscritos que, nos anos lectivos de 2008/2009, 2009/20010 ou 2010/2011 realizaram a componente laboratorial da disciplina com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores estão dispensados de frequentar o Laboratório, sendo considerada a classificação anteriormente obtida.
Até ao início dos trabalhos, e para efeito de confirmação, os alunos deverão informar por mail ( rschwarz @ fisica.ist.utl.pt em que ano lectivo (2008/09 - 2010/11) e com que classificação aprovaram o laboratório.

Funcionamento

-
- Cada aula de Laboratório terá a duração de 2h.
- Cada trabalho de Laboratório será realizado por grupos de três alunos.
   (Atenção: cada turno integrará um máximo de 6 grupos).

Inscrições

A inscrição nos Laboratórios de Termodinâmica é feita através do sistema Fénix (Agrupamentos) em período a definir

Qualquer dúvida ou problema com as inscrições deverá ser comunicada por mail para o Responsável da disciplina:
( llalves @ ist.utl.pt )

NOTAS:
1) as inscrições nos turnos são livres mas cada grupo só pode conter um máximo de 3 alunos.
2) os alunos devem inscrever-se nos turnos disponíveis (alguns turnos constantes dos horários não serão abertos).
3) não se consideram válidas quaisquer outras inscrições (turmas, ...), para efeitos de frequência no laboratório.

1º trabalho de laboratório (05Mar - 09Mar)

Determinação de calores específicos

2º trabalho de laboratório (16Abr - 20Abr)

Máquina de Stirling