Boa tarde caros alunos de TEM.

Espero que todos estejam bem e recluídos em casa, ou nos vossos quartos, e com uma boa ligação à internet.

Primeiro verifiquem, por favor, se têm uma boa ligação à internet.

Vão a esta página web:
e vejam qual é a vossa largura de banda para a internet.

Se tiverem um resultado menor de 200 Kbps (quilo bit por segundo) então enviem-me um email com o vosso resultado.

Também enviem-me um e.mail se o vosso computador não for capaz de entrar em videoconferências.

Vamos tentar fazer o primeiro laboratório de TEM remotamente.

Mas este primeiro laboratório será um teste (no sentido técnico) ao funcionamento dos laboratórios em remoto.

Se este laboratório remoto funcionar relativamente bem então os outros 2 laboratórios, serão também, eventualmente, remotos. A ver vamos como isto se desenvolve.

Temos que dar um passo de cada vez.

Logo vamos fazer assim, se concordarem:

. O primeiro laboratório será um teste. Logo vão participar neste teste os alunos dos grupos de segunda-feira com início às 14 horas. Ou seja, os grupos 4, 24, 32, 37, 55, e 60. Foram escolhidos porque são os primeiros :-)

. Se o grupo da segunda-feira às 14 horas se der bem com esta experiência laboratorial remota então poderemos fazer mais testes durante a semana nos outros grupos.

. Os grupos da segunda-feira das 16 horas e das 18 horas estão dispensados desta experiência remota (para eu ter tempo de perceber como correu a primeira aula laboratorial remota).

. Os outros grupos dos outros dias estão, em princípio, dispensados deste primeiro laboratório remoto.

. Este primeiro laboratório remoto certamente que vai demorar um pouco mais do que 2 horas. Porque temos que acertar na videoconferência, verificar o som, e tudo o mais.

. Imagino que já têm convosco o guia experimental e o relatório. Eles estão no Fenix aquihttps://fenix.tecnico.ulisboa.pt/disciplinas/TEM236451113264/2019-2020/2-semestre/guias-de-lab

. Abram estes ficheiros para a primeira experiência laboratorial "Determinação dos calores específicos do cobre (Cu), chumbo (Pb) e vidro utilizando um calorímetro"

. Tentem perceber o guia e façam os possíveis para responder às perguntas do relatório. Isto também é valido para todos os alunos, e não somente para o grupo da segunda-feira às 14 horas.

. A introdução ao procedimento experimental estará disponível sob a forma de um ou vários vídeos na página da disciplina no Fénix.

. Enviarei um e.mail a dizer que os vídeos do laboratório estão disponíveis no Fénix.

. A aula remota terá lugar à hora programada no horário previsto no Fénix, usando o Zoom.
Neste caso na segunda-feira dia 23 Março às 14 horas.

. Tentem entrar no Zoom (endereço anterior) antes do início da aula, para carregar o software no vosso computador e testar o som.

. Verificarei quem são os alunos que entram na videoconferência.

. Como é um teste ao funcionamento destes laboratórios remotos não haverá faltas :-) Mas tentem entrar. Outros alunos de outros grupos de outros dias também poderão entrar nesta hora.

. Os dados da experiência serão enviados no início da aula por e.mail ou pelo Zoom.

. Durante as duas horas do laboratório tentem executar as tarefas pedidas no relatório.

. O relatório a usar será a plantilha ou "template word" que se encontra na página da cadeira. E esta será preenchido durante a aula remota.

. No final da aula devem enviar-me o relatório em word preenchido, e um único documento por grupo para o meu endereço de e.mail.

Isto já está super difícil e super longo.

Vamos ter paciência e fazer o melhor!

Dúvidas? enviem email para mim
manuel.alonso@tecnico.ulisboa.pt
e sem receios!