Métodos de Avaliação

Avaliação com duas componentes obrigatórias
(aprovado em reunião Coordenação MEEC, 26/01/2010)

O calendário de avaliação pode ser consultado aqui

A)     TRÊS MINI-TESTES - peso 75%

1-     Os alunos deverão comparecer e entregar os três mini-Testes.

2-     Cada mini-Teste será composto por vários Problemas e terá duração de 1h.

3-     Cada mini-Teste incidirá sobre uma parte distinta da matéria leccionada, e será realizado sem recurso a elementos de consulta.

4-     Os mini-Testes contribuem para a classificação final de cada aluno, como a seguir se indica.

a)      Cada mini-Teste será classificado entre 0 e 20 valores (sem nota mínima).

b)     Para cada aluno, a nota final N Testes desta componente de avaliação é a média das notas dos três mini-Testes.

c)     A nota N Testes de cada aluno contribui com um peso de 75% para sua classificação final de TEM-MEEC.

5-     Aos alunos que, por motivos circunstanciais, não comparecerem ou não entregarem algum dos mini-Testes, é dada a oportunidade de realizarem um Exame.

a)      Haverá duas datas de Exame, sendo a primeira data coincidente com a do 3º mini-Teste.

b)     O Exame terá formato semelhante a um conjunto de 3 mini-Testes e duração de 3h.

c)     Os alunos que só não comparecerem ou não entregarem um único mini-Teste poderão realizar a parte do 2º Exame sobre a matéria correspondente. Os alunos que, nessas circunstâncias, optem por realizar o 2º Exame na sua totalidade deverão dar indicação prévia (mediante inscrição) desse facto.

d)     Os alunos que comparecerem e entregarem menos de dois mini-Testes terão que realizar o Exame na sua totalidade, em uma das duas datas disponíveis.

e)     Os alunos que pretendam melhorar a nota obtida em um dos mini-Testes poderão realizar a parte do 2º Exame sobre a matéria correspondente. Os alunos deverão dar indicação prévia (mediante inscrição) de qual o mini-Teste que pretendem melhorar.

6-     Os alunos deverão inscrever-se previamente (via sistema Fénix) nas provas de avaliação escrita (mini-Testes / Exame).

B)      TRABALHOS DE LABORATÓRIO - peso 25%

1-     Ao longo do semestre, os alunos realizarão três trabalhos de Laboratório (tipo presencial).

2-     Os alunos deverão obrigatoriamente comparecer aos três trabalhos de Laboratório.

3-     As aulas de Laboratório relativas a cada trabalho decorrerão em 13 turnos, que funcionarão de forma distribuída ao longo da semana, conforme consta dos horários.

4-     Cada aula de laboratório terá a duração de 2h.

5-     Cada trabalho de Laboratório será realizado por grupos de três alunos.

6-     Cada grupo de alunos deverá inscrever-se previamente (via sistema Fénix, ou outro a indicar) num turno de laboratório. (Atenção: cada turno integrará um máximo de 6 grupos).

7-     No final de cada aula de Laboratório os alunos entregarão uma ficha de trabalho ( log-sheet), preenchida durante a aula.

8-     Os trabalhos de Laboratório contribuem para a classificação final de cada aluno, como a seguir se indica.

a)      Cada log-sheet será classificada entre 0 e 20 valores (sem nota mínima).

b)     Para cada aluno, a nota final N Lab desta componente de avaliação é a média das notas obtidas nos três trabalhos de Laboratório.

c)     A nota N Lab de cada aluno contribui com um peso de 25% para a sua classificação final de TEM-MEEC.

9-     Os alunos repetentes que, nos anos lectivos de 2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009 realizaram a componente laboratorial da disciplina com uma classificação N Lab ³ 9,5 valores estão dispensados de frequentar o Laboratório.

Os alunos repetentes que tenham realizado a componente laboratorial da disciplina em anos lectivos anteriores a 2006/2007 deverão voltar a realizar os trabalhos de laboratório.

C)     MELHORIA DE NOTA

1-     Os alunos que obtiveram aprovação na disciplina em anos lectivos anteriores, e que pretendam realizar melhoria de nota, deverão realizar ou os três mini-Testes ou um dos Exames (após inscrição para o efeito na Secretaria de alunos).