Sumários

Aula Teórica 11

2 novembro 2010, 10:00 Maria Paula Antunes Abrantes Gouveia

Proposição: para cada  expressão regular alpha existe um autómato finito que reconhece a linguagem denotada por alpha. Esboço da prova da proposição. Exemplo:: Construção iterativa de um autómato finito que reconhece a linguagem (10 U0)^*.

Exercício: Especificação de um autómato de pilha que reconhece a linguagem w0w com w em {0,1}^* (exercício 2.1 b) da lista de exercícios para a aula prática 7).

Exercício: Especificação de um autómato de pilha que reconhece a linguagem wc^n com w em {a,b}^* de comprimento n (exercício 2.2 da lista de exercícios para a aula prática 7).

Exercício: Especificação de um autómato de pilha que reconhece a linguagem wbw^R com w em {a,c}^* .

Exercício: Especificação de um autómato de pilha que reconhece a linguagem ww^R com w em {a,c}^* .

Relevância do não determinismo na especificaçlão de autómatos de pilha para certas linguagens.

Aula Teórica 11

2 novembro 2010, 08:30 Maria Paula Antunes Abrantes Gouveia

Exercício: Construção iterativa de um autómato finito que reconhece a linguagem (10 U0)^*.

Exercício: Construção iterativa de um autómato finito que reconhece a linguagem (10)^* U (01)^*.

Aula Prática 7

2 novembro 2010, 08:30 Manuel Biscaia Martins

Exercício 3.2a) da  lista de exercícios para a aula prática 6. Exercícios 1.1 a) b), 2.3 d), 2.4 c) d) e) f) da  lista de exercícios para a aula prática 7.

Aula Prática 6

29 outubro 2010, 12:00 Manuel Biscaia Martins

Exercícios 1.1 a) e b) relativamente às expressões (0U1)^*0(0U1)^*0 e (00)^*1(11)^* ; 1.2 d) e) f); 2.1 a) b) c) d); 2.7a); 3.1 a) c) ; 3.2 c) da  lista de exercícios para a aula prática 6.

Aula Teórica 10

28 outubro 2010, 12:00 Maria Paula Antunes Abrantes Gouveia

Autómatos de pilha: representação através de um grafo, definição algébrica, palavra aceite por autómato de pilha, linguagem reconhecida por autómato de pilha.Exemplo: autómato de pilha que reconhece a linguagem 0^n1^n.