Métodos de Avaliação

A avaliação de conhecimentos em Teoria da Conservação e do Restauro compreende dois elementos: exame final e relatório individual relativo a uma visita de estudo ou conferência, realizada no âmbito da disciplina.

Exame

O exame final corresponderá a uma prova estrita, sem consulta, e os alunos terão acesso a duas épocas de exame: época normal e época de recurso.

No caso da realização de dois exames, um na época normal e outro na de recurso, no cálculo da nota final será considerada a maior das classificações.

A nota mínima exigida no exame escrito é de 9,5 valores em 20.

Relatório

Os alunos deverão entregar um relatório relativo a uma das visitas de estudo ou conferências realizadas no âmbito da disciplina.

O relatório deverá incluir uma descrição e uma análise crítica da visita/conferência, bem como discutir a respectiva relação com os temas e conceitos abordados nas aulas da disciplina. A classificação do relatório atenderá à satisfação destes objectivos.

O documento tem um limite máximo de 4 páginas (capa incluída) (fonte: Arial 11; espaçamento 1,5) e não deve incluir mais de 3 imagens. Não serão avaliados relatórios com mais de 5 páginas (capa incluída). Todas as fontes citadas de forma directa ou indirecta devem ser correctamente identificadas, de acordo com o Sistema de Harvard (ver: https://www.imperial.ac.uk/media/imperial-college/administration-and-support-services/library/public/harvard.pdf).

O relatório terá de ser entregue, em formato impresso, até 15 dias após a realização da visita de estudo/conferência. Não serão avaliados relatórios enviados por e-mail.

Cálculo da nota final

O cálculo da nota final resultará das notas obtidas pelos alunos em cada uma das componentes de avaliação, de acordo com a seguinte ponderação:

- Exame final: 75%

- Relatório individual: 25%

A nota obtida pelos alunos em cada componente de avaliação será arredondada às centésimas para o cálculo da nota final.

Para a aprovação nesta unidade curricular é exigida uma nota mínima de 9,5 valores, numa escala de 0 a 20 valores.

Trabalhador-estudante, melhoria de nota e época especial

A avaliação de conhecimentos dos alunos com estatuto de trabalhador-estudante, ou que se inscrevam para melhoria de nota ou época especial, poderá ser efectuada apenas por exame final. Nesse caso, a nota do exame corresponderá a 100% da nota final nesta unidade curricular.

Reinscrições em unidades curriculares

Os alunos reinscritos na disciplina terão de realizar todas as componentes de avaliação.