Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Informática e de Computadores

Dar aos alunos conhecimentos de visualização de informação que permitam conceber visualizações de grande impacto. Serão descritos os vários factores fisiologicos e psicológicos (memória, processamento visual, etc.) relevantes para a criação de uma boa visualização. Estudaremos os tipos de visualização de informação mais comuns e adequados para vários tipos de informação (grafos, séries temporais, etc.) e possíveis técnicas de interacção (focus+context, brushing, etc.). Como caso particular, focaremos então a nossa atenção na área de (GIP). Uma vez introduzida a área, as tarefas nela desempenhadas, e os problemas encontrados, veremos quais as visualizações adaptadas às especificidades da área e como a visualização de informação pode ajudar a ultrapassar esses problemas. Finalmente, veremos quais as abordagens mais correctas para avaliar aplicações de Visualização de Informação Pessoal.