Funcionamento
Serão realizados 5 trabalhos de laboratório:Lab 0: Introdução ao Matlab (semana 2)
Lab 1: Sinais e sistemas (semana 4)
Lab 2: Sistemas discretos - Modelação, resposta impulsional, equações às diferenças e convolução (semana 5)
Lab 3: Sistemas contínuos - Transformada de Laplace e resposta no tempo (semana 6)
Lab 4: Transformada de Fourier e amostragem (semana 7)
A presença em todos os trabalhos é obrigatória para quem frequentar o laboratório da disciplina. Os grupos de trabalho são constituídos por até 3 elementos, sendo esta a capacidade recomendada.
A presença em todos os trabalhos é obrigatória para quem frequentar o laboratório da disciplina. Os grupos de trabalho são constituídos por até 3 elementos, sendo esta a capacidade recomendada.
A realização das sessões 1 a 4 compreende uma preparação prévia e uma parte experimental, que serão submetidas em https://moodle.deec.tecnico.ulisboa.pt nos prazos indicados nessa plataforma. A preparação prévia tem de estar submetida quando um grupo se apresenta no laboratório para realizar a respectiva sessão. O prazo para submissão da parte experimental dá alguma folga para conclusão do relatório após a realização da sessão.
O acesso à plataforma Moodle é feita individualmente usando as credenciais do Fénix, e obedecendo as submissões aos seguintes critérios:
- Se um aluno fizer múltiplas submissões (nos casos em que tal for autorizado no Moodle), só será considerada a mais recente.
- Se existirem submissões de mais do que um elemento dum grupo, será considerada para todo o grupo a melhor delas
Note-se, em particular, que em cada grupo de trabalho basta que qualquer dos elementos do grupo realize uma submissão para que a classificação correspondente seja atribuída a todos os elementos. O Moodle nem sempre dá visibilidade mútua aos elementos de cada grupo, pelo que estes devem coordenar-se para evitar a duplicação de submissões. É fortemente desaconselhada a duplicação de submissões das partes experimentais, pois tal acarreta um esforço desnecessário de correcção por parte dos docentes.
A classificação de cada trabalho de laboratório compreende a avaliação das resoluções submetidas e da participação dos alunos na sessão de laboratório. Durante a aula espera-se que cada aluno evidencie domínio da preparação prévia e das experiências que vão sendo realizadas, sendo esta componente contínua da avaliação determinante para a classificação individual final no laboratório.
Submissão no Moodle
Cada preparação prévia ou parte experimental corresponde a um Quiz no Moodle. Após seleccionar aquele que pretende realizar, terá de clicar em Attempt quiz. Após o preenchimento das respostas numa página, deverá clicar em Next page para avançar ou para interromper o preenchimento, ficando as respostas guardadas no sistema. Poderá voltar a elas mais tarde para revê-las ou alterá-las, mesmo que faça logout/login, seleccionando Continue the last attempt no Quiz. Para concluir e submeter o Quiz, deverá clicar em Finish attempt e de seguida em Submit all and finish. Só depois disto é que a submissão ficará completa. Veja as instruções acima acerca de submissões múltiplas.Software
Os exemplos de código nos guias dos trabalhos de laboratório pressupõem que estes serão realizados em Matlab, sendo essa a ferramenta adoptada na disciplina. Porém, os alunos que tenham familiaridade com ferramentas de software semelhantes, incluindo Python, poderão utilizá-las desde que percebam que lhes compete gerir os recursos para dominar a programação e tornar inteligíveis os resultados para utilizadores de Matlab.A DSI disponibiliza licenças de campus para instalação de MATLAB (com "Signal Processing Toolbox" e "Control Systems Toolbox") à comunidade do IST. È também possível utilizar a versão online do MATLAB em mathworks.com sem necessidade de instalação local.
Para quem deseje uma introdução ao MATLAB, mais detalhada que o Lab0, existe um curso online da própria Mathworks denominado "MATLAB OnRamp":