Na sequência da suspensão das aulas e avaliações presenciais, os testes e exames de Sistemas e Sinais passarão a ser realizados remotamente com recurso à plataforma Moodle já usada para os laboratórios. Todos os alunos inscritos na disciplina no Fénix estão pré-inscritos no correspondente curso do Moodle ("Sistemas e Sinais - 2º Semestre 2019/2020 ( LERC LEE )", código SSina101113264).

O acesso à plataforma Moodle (https://moodle.deec.tecnico.ulisboa.pt/) faz uso das credenciais do Fénix, bastando para isso pressionar no botão "IST Login". Não utilizar os campos "Username" e "Password" do lado esquerdo da página de entrada. Os links para acesso às provas de avaliação estarão disponíveis em tópicos dedicados na mesma página do Moodle onde se encontram os formulários dos trabalhos laboratoriais.

As datas e formato de cada prova estão definidos abaixo. Em todas elas, está previsto um período inicial de 10 minutos para entrada na plataforma, leitura das instruções específicas sobre a prova e assinatura do compromisso de honra. Ao contrário das secções seguintes com questões, estas instruções ficarão permanentemente acessíveis para consulta. É muito importante respeitar o horário de início de cada prova, fazendo o login no Moodle atempadamente (com as credenciais do Fénix). Para minimizar os potenciais problemas relacionados com a ligação de dados usada durante o teste, os alunos deverão ler atentamente as recomendações do Conselho Pedagógico (CP) do IST aos alunos relativas à realização de provas de avaliação remota.

Submissão de ficheiros

Os ficheiros relativos a perguntas de resposta aberta, bem como quaisquer outros relativos a reporte de situações imprevistas que ocorram durante as provas, serão submetidos não no Moodle mas sim no Fénix, num ponto de entrega de projecto na página da cadeira com o nome da respectiva prova, e que permanecerá acessível até 15 minutos após a conclusão da última secção no Moodle. Para que a submissão seja autorizada, os alunos devem previamente inscrever-se no agrupamento Testes_exames da disciplina. Após o upload deve verificar a integridade dos ficheiros, descarregando o que acabou de submeter no Fénix e abrindo cada um dos ficheiros para se certificar que não ocorrem erros. Caso surjam anomalias deve repetir a submissão e reportar a situação ao responsável da disciplina.

Caso ocorram problemas na submissão do Fénix, esta pode ser feita alternativamente numa Dropbox usando um link que será divulgado atempadamente. Neste caso, no formulário de submissão preencher como "First name" o ISTID e como "Last name" o nome próprio e apelido de uso comum.

Todas as submissões de resoluções devem ser acompanhadas de cópia do cartão de aluno. No caso de submissão de fotos, o cartão deve aparecer na primeira página das resoluções e não em separado. É necessário também que todas as páginas submetidas estejam identificadas com nome e número de aluno.

Comunicação

Durante a realização da prova o responsável da disciplina permanecerá contactável por Zoom como nas aulas remotas (ID 7452637351). Os pedidos de assistência devem ser iniciados pelo canal de chat ou "raise hand" de modo a não perturbar os restantes colegas, continuando num breakout room para comunicação oral e partilha de écran com o docente, quando necessário. De notar que o esclarecimento de dúvidas não suspende o tempo-limite de submissão no Moodle ou no Fénix, pelo que é muito importante manter uma gestão cuidada do tempo.

Na eventualidade de qualquer anomalia encontrada durante a realização da prova, os alunos devem reportá-la imediatamente ao docente, fornecendo os elementos adicionais que entendam pertinentes (por exemplo, submetendo-os no Fénix). Não serão atendidas reclamações recebidas fora deste período.

Notas sobre a utilização do Moodle

O sistema está configurado para realizar a submissão automática do formulário no fim de cada secção duma prova, caso a submissão não tenha sido feita manualmente até então.

Apresente as respostas numéricas sem unidades. Utilize sempre o ponto decimal e não a vírgula para separar a parte inteira da parte fraccionária dum número. Indique sempre os valores numéricos sem recurso a notação científica. Os valores pedidos nas questões de resposta numérica são sempre reais, mas se no cálculo obteve um valor com parte imaginária submeta apenas a sua parte real.

Respostas de escolha múltipla erradas têm cotação negativa: Uma resposta errada a uma questão de cotação C e n alternativas de resposta está sujeita a um desconto até -C/(n-1). Se não quiser responder assinale explicitamente a opção "não responder", que assegura cotação nula.

O Moodle não lida bem com interrupções no preenchimento dum quiz (formulário), podendo ocorrer problemas se navegar para fora da respectiva página. Deve por isso evitar fraccionar o preenchimento.

Material e condições necessárias

É autorizada a consulta durante o teste dos materiais didácticos e livros de texto da disciplina, bem como de recursos online genéricos como Wikipedia ou similares que não violem o disposto no código de honra do IST. É permitido o uso de calculadora e/ou Matlab ou software similar para realizar cálculos. É importante que tenha à mão as tabelas de transformadas.

Será útil dispor de papel e material de escrita para realização de cálculos auxiliares.

Os alunos deverão permanecer ligados ao Zoom durante a realização da prova, disponibilizando ligações de audio e vídeo que poderão ser activadas se necessário. Deverão configurar os dados de login do Zoom para permitir uma fácil identificação durante a sessão, apresentando na janela o nome próprio e último apelido, seguido do ISTID. Deverão ter na sua posse o cartão de aluno e/ou cartão de identificação com foto.

Caso não consigam assegurar as condições acima, os alunos deverão comunicá-lo com antecedência ao responsável da disciplina.

Data, conteúdo e formato das provas

Teste formativo

Data e hora: 2/5/2020 às 15h
Matéria: Sinais e sistemas (Cap. 1), SLITs (Cap. 2), transformada de Laplace (Cap. 3)
Estrutura:
  • Instruções: 15h-15h15
  • Secção A: 15h15-15h35
  • Secção B: 15h35 (-5 min)-15h55
  • Secção C: 15h55 (-5 min)-16h15
As secções A, B, C têm uma duração nominal de 20 minutos cada. Na prática a abertura da secção B e seguintes no Moodle far-se-á 5 minutos antes da hora indicada, pelo que será possível ganhar um pouco de tempo extra nestas secções caso a progressão na(s) anterior(es) tenha sido rápida.

Repescagem do 1º teste

Data e hora: 13/7/2020 às 13h
Matéria: Sinais e sistemas (Cap. 1), SLITs (Cap. 2), transformada de Laplace (Cap. 3)
Estrutura:
  • Instruções: 13h-13h10
  • Secção A: 13h10-13h50 (correcção automática)
  • Secção B: 13h30-14h40 (resposta aberta)

Repescagem do 2º teste

Data e hora: 13/7/2020 às 15h
Matéria: Transformada e série de Fourier em tempo contínuo e em tempo discreto (Caps. 4 e 5), amostragem (Cap. 6)
Estrutura:
  • Instruções: 15h-15h10
  • Secção A: 15h10-15h50 (correcção automática)
  • Secção B: 15h30-16h40 (resposta aberta)