Funcionamento e avaliação

Serão realizados 5 trabalhos de laboratório:

• Lab 0: Introdução ao MatLab
  • Lab 1: Sinais e sistemas
  • Lab 2: Sistemas discretos - Modelação, resposta impulsional, equações às diferenças e convolução
  • Lab 3: Sistemas contínuos - Transformada de Laplace e resposta no tempo
  • Lab 4: Transformada de Fourier discreta; amostragem

A presença em todos os trabalhos é obrigatória para quem frequentar o laboratório da disciplina. É possível compensar faltas com justificação válida.

A realização das sessões 1 a 4 compreende uma preparação prévia e uma parte experimental. A realização da preparação prévia é essencial para posterior execução da parte experimental. Os alunos devem submeter em https://moodle.deec.tecnico.ulisboa.pt os relatórios correspondentes a ambas as componentes, conforme descrito abaixo, nos seguintes períodos (salvo indicação expressa de prazos distintos)

• Preparação prévia: Até à vespera da sessão de laboratório
  • Parte experimental: Até uma semana depois da data-limite de entrega da preparação prévia

Deve ser submetida uma preparação prévia e um relatório por grupo, coincidindo os grupos de trabalho do Moodle com os que foram criados no Fénix.

• Se um aluno fizer múltiplas submissões (nos casos em que tal for autorizado no Moodle), só será considerada a mais recente
  • Se existirem submissões de mais do que um elemento dum grupo, será considerada para todo o grupo a melhor delas

O Moodle nem sempre dá visibilidade mútua aos elementos de cada grupo, pelo que estes devem coordenar-se para evitar a duplicação de submissões. A classificação de cada trabalho de laboratório compreende a avaliação das resoluções submetidas e da participação dos alunos na sessão de laboratório. Durante a aula espera-se que cada aluno evidencie domínio da preparação prévia e das experiências que vão sendo realizadas, sendo esta componente contínua da avaliação determinante para a classificação individual final.

Durante o período de aulas não presenciais os trabalhos serão realizados em casa, sendo o horário de laboratório usado para esclarecimento de dúvidas e contacto com os alunos para efeitos de avaliação contínua. Em alternativa à instalação de MATLAB (com "Signal Processing Toolbox" e "Control Systems Toolbox") disponibilizada pela DSI, os alunos poderão optar por uma trial version de 30 dias obtida directamente do site da Mathworks. Mantém-se o requisito de submissão em https://moodle.deec.tecnico.ulisboa.pt duma preparação prévia e um relatório por grupo. Devido à suspensão das actividades lectivas de 11 a 17 de Março, e subsequente recalendarização das aulas, o trabalho de laboratório 1 não será realizado na semana de 16 a 20 de Março. A respectiva preparação prévia será submetida até dia 25 de Março, as dúvidas serão esclarecidas juntamente com as do 2º trabalho na semana de 30 de Março a 5 de Abril (ou em qualquer horário de dúvidas), e os relatórios dos trabalhos 1 e 2 serão submetidos no Moodle até dia 19 de Abril.

Inscrições

As notas de laboratório 2018/2019 e 2017/2018 mantêm-se válidas (ver na secção "Pautas" as classificações anteriores no laboratório). Para os restantes alunos, as inscrições para o laboratório realizam-se em duas fases, de acordo com as seguintes regras:

As inscrições estarão abertas no Fénix desde as 12h do dia 19 de Fevereiro até às 12h do dia 20 de Fevereiro. Para efeitos de inscrição existirá um único grupo em cada turno, no qual se inscreverão com política individual os alunos que pretenderem frequentá-lo. Nesta fase estarão em jogo 24 vagas por turno, acessíveis sem restrições aos alunos da LETI e LEE. A segunda fase consistirá num período de inscrições presenciais pelas 15h30 do dia 20 de Fevereiro, no gabinete 2-N6.26, durante o qual se inscreverão os alunos que não o tiverem feito via Fénix.

Na primeira sessão laboratorial de cada turno serão criados os grupos de trabalho. Estes serão, por norma, constituídos por 3 elementos, aceitando-se grupos menores em casos excepcionais.

Os alunos cuja situação requeira atenção especial devem contactar o docente.

Attachments