Aulas Teóricas


Estas aulas têm lugar às 2ªs e 5ªas feiras com o seguinte horário, e início no dia 18 de fevereiro de 2019.

         2ª feira - 14:00-15:30 - anfiteatro A1  

         5ª feira - 14:00-15:30 - anfiteatro A4

O planeamento das aulas teóricas está disponibilizado abaixo.

Os acetatos cobrem os principais capítulos da matéria a abordar nesta UC:

  1. Sinais e Sistemas: Introdução aos sinais e sistemas. Conceitos básicos de sinais: sinal de tempo contínuo e de tempo discreto, transformações da variável independente, paridades e periodicidade, exponenciais e sinusoides, sinais básicos (impulso unitário e suas derivadas, degrau unitário).
    Conceitos básicos de sistemas: conceito, interligações, diagramas de blocos, propriedades básicas. 
  2. SLITs: Resposta impulsional. Soma e integral de convolução. Composição de sistemas: série, paralelo e realimentação. Propriedades dos SLITs. Sistemas descritos por equações diferenciais e às diferenças (Capítulo 2*). Diagramas de blocos (Texto: Equações diferenciais e às diferenças: diagramas de blocos). Introdução ao modelo de estado.
  3. Transformada de Laplace: Resposta no tempo de SLITs a exponenciais complexas. Transformada de Laplace: definição, expressão algébrica e região de convergência. Propriedades da região de convergência e da transformada de Laplace. Análise de SLITs usando a transformada de Laplace. Transformada de Laplace unilateral. (Capítulo 3*).

  4. Transformada de Fourier Contínua: Transformada de Fourier de sinais contínuos periódicos e não periódicos. Série de Fourier  (Capítulo 3). Propriedades da transformada e da série de Fourier (Texto: Propriedades da Série de Fourier Contínua). Função resposta em frequência (Capítulo 3).
  5. Transformada de Fourier Discreta: Transformada de Fourier de sinais discretos periódicos e não periódicos. Série de Fourier . Propriedades da transformada e da série de Fourier (Texto: Propriedades da Série de Fourier Discreta). Função resposta em frequência (Capítulo 3). Amostragem e reconstrução de sinais (Capítulo 4).

A assistência semanal às aulas teóricas está disponível aqui.

Attachments