Funcionamento e avaliação

Serão realizados 5 trabalhos de laboratório:
  • Lab 0: Introdução ao MatLab
  • Lab 1: Sinais e sistemas
  • Lab 2: Sistemas discretos - Modelação, resposta impulsional, equações às diferenças e convolução
  • Lab 3: Sistemas contínuos - Transformada de Laplace e resposta no tempo
  • Lab 4: Transformada de Fourier discreta; amostragem
A presença em todos os trabalhos é obrigatória para quem frequentar o laboratório da disciplina. É possível compensar faltas com justificação válida.

A realização das sessões 1 a 4 compreende uma preparação prévia e uma parte experimental. A realização da preparação prévia é essencial para posterior execução da parte experimental. Os alunos devem submeter online relatórios correspondentes a ambas as componentes, conforme descrito abaixo, nos seguintes períodos:
  • Preparação prévia: Até à vespera da sessão de laboratório
  • Parte experimental: Até uma semana depois da data-limite de entrega da preparação prévia
A classificação de cada trabalho de laboratório compreende a avaliação das resoluções submetidas e da participação dos alunos na sessão de laboratório. Durante a aula espera-se que cada aluno evidencie domínio da preparação prévia e das experiências que vão sendo realizadas, sendo esta componente contínua da avaliação determinante para a classificação individual final.

Inscrições

As notas de laboratório 2016/2017 e 2017/2018 mantêm-se válidas. Para os restantes alunos, as inscrições para o laboratório realizam-se em duas fases, de acordo com as seguintes regras:

As inscrições estarão abertas no Fénix desde as 12h do dia 19 de Fevereiro até às 23h59 do dia 20 de Fevereiro. Para efeitos de inscrição existirá um único grupo em cada turno, no qual se inscreverão com política individual os alunos que pretenderem frequentá-lo. Nesta fase estarão em jogo 24 vagas por turno, acessíveis sem restrições aos alunos da LETI e LEE. A segunda fase consistirá num período de inscrições presenciais pelas 11h30 do dia 21 de Fevereiro, no gabinete 2N6.26, durante o qual se inscreverão os alunos que não o tiverem feito via Fénix.
Na primeira sessão laboratorial de cada turno serão criados os grupos de trabalho. Estes serão, por norma, constituídos por 3 elementos, aceitando-se grupos menores em casos excepcionais.
Os alunos cuja situação requeira atenção especial devem contactar o responsável do laboratório, Prof. João Pedro Gomes .

Submissão dos trabalhos de laboratório

Os trabalhos são submetidos electronicamente na plataforma Moodle http://moodle2.isr.tecnico.ulisboa.pt
Com excepção da sessão introdutória (Lab 0), cada sessão tem uma parte de preparação prévia e outra de trabalho experimental, com relatórios e datas-limite de submissão distintos. Após seleccionar no Moodle a parte que pretende realizar, terá de clicar em Attempt quiz now. Após o preenchimento das respostas, deverá clicar em Next. De seguida, poderá voltar ao relatório em Return to attempt. As respostas ficam guardadas na plataforma e poderá rever as suas respostas quando entender. Para concluir e submeter o relatório, deverá clicar em Submit all and finish. É possível submeter um relatório mais duma vez, mas tal deve ser feito com parsimónia porque acarreta uma penalização na nota. Relatórios não submetidos não serão avaliados.

Inscrição na plataforma Moodle

Cada grupo deve inscrever-se uma única vez na plataforma usando o seguinte procedimento:

1. aceder a http://moodle2.isr.tecnico.ulisboa.pt (ATENÇÃO: Não confundir com http://moodle.isr.tecnico.ulisboa.pt, uma versão mais antiga da plataforma que ainda é usada por algumas disciplinas)
  2. clicar em (Log in) no canto superior direito da página
  3. clicar em Create new account na coluna da direita
  4. preencher o formulário com os seguintes campos:
    • Username: sstxx, onde xx é o número do grupo, com 2 dígitos, atribuído no Fénix após a divisão dos turnos em grupos de trabalho (exemplo: o grupo 3 terá username sst03)
    • Password: escolha uma e não a divulge a ninguém fora do grupo
    • Email address: o contacto de correio electrónico dum dos elementos do grupo, para confirmação da inscrição
    • First Name: sst
    • Surname: gxx onde xx é o número do grupo (exemplo: o grupo 3 terá surname g03)
  5. consultar a caixa do correio electrónico da conta que indicou no formulário para encontrar a mensagem enviada pela plataforma Moodle (Subject: Moodle2 platform at ISR/IST: account confirmation) e seguir as instruções dadas para confirmar a inscrição
  6. Após a inscrição, aceder à plataforma e associar a conta ao curso Sistemas e Sinais 2018/2019 (enrolment key SST1819-2), onde serão disponibilizados os links para preenchimento e submissão dos relatórios
Para manter a organização da plataforma Moodle, que actualmente é partilhada por alunos de diferentes cursos e disciplinas sem integração com o Fénix, as inscrições que não respeitem as regras definidas acima serão sumariamente eliminadas.

Attachments