Serão realizados 5 trabalhos de laboratório:

Lab 0: Introdução ao MatLab (semana 2)
Lab 1: Sinais e sistemas (semana 3)
Lab 2: Sistemas discretos - Modelação, resposta impulsional, equações às diferenças e convolução (semana 4)
Lab 3: Sistemas contínuos - Transformada de Laplace e resposta no tempo (semana 5)
Lab 4: Transformada e série de Fourier (semana 6)

A presença em todos os trabalhos é obrigatória para quem frequentar o laboratório da disciplina. Os grupos de trabalho são constituídos por até 3 elementos, sendo esta a capacidade recomendada.

A realização das sessões 1 a 4 compreende uma preparação prévia e uma parte experimental, que serão submetidas em https://moodle.deec.tecnico.ulisboa.pt nos seguintes prazos:

Preparação prévia: Até à véspera da sessão de laboratório
Parte experimental: Até ao fim do domingo seguinte após a sessão de laboratório

O acesso à plataforma Moodle é feita individualmente usando as credenciais do Fénix, e obedecendo as submissões aos seguintes critérios:

• Se um aluno fizer múltiplas submissões (nos casos em que tal for autorizado no Moodle), só será considerada a mais recente.
  • Se existirem submissões de mais do que um elemento dum grupo, será considerada para todo o grupo a melhor delas

Note-se, em particular, que em cada grupo de trabalho basta que qualquer dos elementos do grupo realize uma submissão para que a classificação correspondente seja atribuída a todos os elementos. O Moodle nem sempre dá visibilidade mútua aos elementos de cada grupo, pelo que estes devem coordenar-se para evitar a duplicação de submissões. É fortemente desaconselhada a duplicação de submissões das partes experimentais, pois tal acarreta um esforço desnecessário de correcção por parte dos docentes.

A classificação de cada trabalho de laboratório compreende a avaliação das resoluções submetidas e da participação dos alunos na sessão de laboratório. Durante a aula espera-se que cada aluno evidencie domínio da preparação prévia e das experiências que vão sendo realizadas, sendo esta componente contínua da avaliação determinante para a classificação individual final no laboratório.

Submissão no Moodle

Cada preparação prévia ou parte experimental corresponde a um Quiz no Moodle. Após seleccionar aquele que pretende realizar, terá de clicar em Attempt quiz. Após o preenchimento das respostas numa página, deverá clicar em Next page para avançar ou para interromper o preenchimento, ficando as respostas guardadas no sistema. Poderá voltar a elas mais tarde para revê-las ou alterá-las, mesmo que faça logout/login, seleccionando Continue the last attempt no Quiz. Para concluir e submeter o Quiz, deverá clicar em Finish attempt e de seguida em Submit all and finish. Só depois disto é que a submissão ficará completa. Veja as instruções acima acerca de submissões múltiplas.

Software

Os exemplos de código nos guias dos trabalhos de laboratório pressupõem que estes serão realizados em Matlab, sendo essa a ferramenta adoptada na disciplina. Porém, os alunos que tenham familiaridade com ferramentas de software semelhantes, incluindo Python, poderão utilizá-las desde que percebam que lhes compete gerir os recursos para dominar a programação e tornar inteligíveis os resultados para utilizadores de Matlab.

A DSI disponibiliza licenças para instalação e utilização de MATLAB (com "Signal Processing Toolbox" e "Control Systems Toolbox") à comunidade do IST. Após a instalação é necessário pedir explicitamente à DSI a activação destas toolboxes (o processo não é automático e pode demorar algum tempo). Em alternativa, os alunos poderão optar por uma trial version de 30 dias obtida directamente do site da Mathworks.

Para quem deseje uma introdução ao MATLAB, mais detalhada que o Lab0, existe um curso online da própria Mathworks denominado "MATLAB OnRamp":

Tendo o Matlab instalado, é possível ter no computador pessoal uma instalação semelhante à do laboratório. Os passos a seguir são os seguintes:
1. Instalar TortoiseSVN (freeware) incluindo "command line tools" (é necessário escolher esta opção)
2. Abrir o Matlab e executar os comandos seguintes:
!svn co --username tagususer --password feedback svn://svn.isr.ist.utl.pt/dccal/projects/labs_ss c:\users2\ss
cd c:\users2\ss\geral
login_z_install
3. Reiniciar Matlab e testar comando seguinte (carregar em return para abrir janela com todos os nomes de grupo): login_ss

Problemas usuais a instalar repositório labs_ss:
- O Matlab dá a mensagem de erro:"'svn' is not recognized as an internal or external command (...)"
Este problema acontece porque faltou escolher, e instalar, as "command line tools" no momento de instalar o TortoiseSVN. A solução é reinstalar o TortoiseSVN e indicar que se deseja ter "command line tools".
- O comando "!svn ..." falha devido a erro em username ou password. Experimentar em Windows command line (cmd) o comando svn anterior (não incluir o "!").

Inscrições

Formar grupos via Fénix até 14/Março 12:00. As notas de laboratório 2019/2020 e 2020/2021 mantêm-se válidas, não é necessário realizar de novo os laboratórios.
Para ver grupos formados ver este PDF.

Link Zoom

O link Zoom a utilizar nos laboratórios é: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83703713984

Attachments