Métodos de Avaliação

Esta disciplina utiliza o modelo de avaliação contínua, composto por questionários, mini-testes e um teste global.

Questionários

Haverá dois tipos de questionários:

Questionários de grupo
Em cada uma das 8 sessões de laboratório será apresentado ao grupo de alunos um questionário sobre o trabalho dessa semana que deverá ser respondido em conjunto durante a sessão e cuja classificação será igual para todos os membros do grupo presentes. O questionário fica disponível 10 minutos depois da hora de início da sessão e termina no seu final. Os questionários de grupo têm um peso de 12,5% na nota final sendo que apenas se considera a média dos 7 melhores questionários.
Os alunos com o estatudo de trabalhador-estudante que não possam frequentar as sessões de laboratório terão também que se inscrever nos laboratórios utilizando o sistema Fénix mas seleccionando um turno com o nome de "trabalhadores-estudantes". Para os alunos nessa situação a classificação correspondente aos questionários de grupo (12,5% da nota final) será substituída por uma prova oral sobre os trabalhos de laboratório que será realizada no final do semestre.
Os alunos que frequentaram o laboratório da disciplina no semestre anterior podem optar por utilizar a nota final dos trabalhos de laboratório em substituição dos questionários de grupo (12,5% da nota final) não necessitando nesse caso de frequentar as aulas de laboratório. Os alunos que tomarem essa opção devem também inscrever-se no laboratório mas escolhendo o turno com o nome de "laboratorio-semestre-anterior".
Questionários individuais
Na terça-feira da semana seguinte à realização de cada trabalho de laboratório haverá um questionário individual, para ser respondido fora das aulas, que cobrirá a matéria do trabalho de laboratório e a matéria teórica associada. O questionário estará disponível das 8 horas de terça-feira até às 23 horas desse mesmo dia. Depois de começar, cada aluno terá 60 minutos para dar as suas respostas. Por marcação prévia do docente, poderá haver semanas em que estes questionários individuais sejam realizados presencialmente no decorrer de uma aula. Os questionários de individuais têm um peso de 12,5% na nota final considerando-se apenas a média dos 7 melhores questionários. Esta componente de avaliação é obrigatória para todos os alunos inscritos na disciplina.

Mini-Testes

Durante o semestre serão realizados 2 mini-testes de 60 minutos incidindo, respectivamente, sobre a primeira e a segunda parte da matéria teórica. Esses testes serão realizados durante o horário das aulas teóricas. A classificação de cada mini-teste terá um peso de 20% na nota final.

Teste Global

Na última semana de aulas haverá um teste com a duração de 120 minutos em que metade será dedicado à terceira parte da matéria e a outra metade corresponderá às matérias já avaliadas nos dois mini-testes. Haverá duas datas para a realização do teste global mas cada aluno só poderá comparecer a uma delas. A contribuição da nota do teste global será em princípio de 35% da nota final. No entanto, e caso seja mais vantajoso para o aluno, o teste global poderá valer 55% ignorando-se pior nota obtida pelo aluno nos mini-testes.

A nota final será uma média ponderada das seguintes componentes:

• Questionários de grupo (12,5%): média dos melhores 7 questionários de grupo.
  • Questionários individuais (12,5%): média dos melhores 7 questionários individuais.
  • 1º Mini-Teste (20% ou 0%): 3-Abr-2008, 13:00-14:00.
  • 2º Mini-Teste (20% ou 0%): 8-Mai-2008, 13:00-14:00.
  • Teste Global (35% ou 55%): 5-Jun-2008, 12:00-14:00 (1ª data).

O 3º teste poderá valer 55% ignorando-se a nota do primeiro ou do segundo teste, conforme for mais favorável para o aluno.

Se o aluno faltar ao 3º teste poderá realizá-lo numa segunda data.