Alterações ao funcionamento da avaliação

22 janeiro 2021, 14:57 Duarte Pedro Mata de Oliveira Valério

1)      A repescagem dos testes de SSM terá lugar na próxima quarta-feira, 27 de janeiro de 2021, à distância, do seguinte modo.

a.       Os alunos que quiserem participar na repescagem do primeiro teste têm de se inscrever no agrupamento do Fenix «Entrega da repescagem do 1º teste». Os alunos que quiserem participar na repescagem do segundo teste têm de se inscrever no agrupamento do Fenix «Entrega da repescagem do 2º teste».

b.       Os agrupamentos referidos já têm as inscrições abertas, e recomenda-se aos alunos que se inscrevam antes de dia 27, para na altura não estarem a perder tempo. Não há problema nenhum se um aluno inscrito afinal não comparecer. As inscrições já efetuadas, quer no Fenix, para os testes presenciais, quer por mail, para as provas à distância, não são válidas.

c.       Para participar em qualquer uma das provas, cada aluno deve aceder à reunião no Zoom já disponível na página de SSM, na secção «Links de Zoom», que é a mesma para ambos os testes. É necessário ter feito login com uma conta associada a um mail do Técnico (uma conta associada, por exemplo, a um mail do Gmail não terá permissão de acesso).

d.       O primeiro teste decorrerá das 8h00 às 9h30. O segundo teste decorrerá das 9h45 às 11h15. Recomenda-se vivamente que todos os alunos se liguem pelo menos 10 minutos antes do começo da prova em que querem participar.

e.       Em caso de dificuldade no acesso, os alunos podem comunicar com o professor responsável por mensagem ou chamada para o utilizador duarte.valerio do Skype.

f.        Os alunos têm de ter a câmara e o microfone ligados durante toda a duração da prova ou das provas em que participarem. Durante um teste, só podem comunicar com os docentes presentes por mensagem privada. A sessão não será gravada.

g.       Cada aluno deve ter consigo caneta, papel, uma máquina de calcular sem capacidades gráficas nem de programação, e o formulário com o máximo de 6 páginas A4, como previsto para os testes presenciais. Não são permitidos outros materiais de consulta ou cálculo.

h.       Antes de começar cada teste, cada aluno deve copiar e assinar a seguinte declaração: «Ao submeter esta avaliação online, declaro por minha honra que irei resolver a prova recorrendo apenas aos elementos de consulta autorizados, de forma autónoma e sem trocar qualquer informação por qualquer meio, com qualquer pessoa ou repositório de informação, físico ou virtual.»

i.         O enunciado será enviado por chat durante a sessão de Zoom. Os alunos deverão seguir as indicações prestadas pelos docentes presentes, nomeadamente entrando em salas virtuais se e quando lhes for pedido.

j.         À hora do fim de cada teste, os alunos devem imediatamente parar de escrever, sob pena de anulação da prova. Têm 10 minutos para fotografar ou digitalizar as folhas da resolução, e submeter, no Fenix, um único ficheiro .pdf, .zip ou .rar, contendo nos dois últimos casos um ou mais ficheiros .pdf ou de imagem com:

i.      A declaração de honra;

ii.      O formulário utilizado;

iii.      As respostas manuscritas ao teste.

k.       Os 5 minutos entre as 9h40 e as 9h45 destinam-se a resolver eventuais problemas com a submissão do primeiro teste e a acomodar os alunos que só se apresentarem ao segundo teste.

l.         Para melhor organizar a submissão da prova, pode usar-se uma app como a CamScanner ou outra semelhante, e atribuir nomes aos ficheiros que indiquem o seu conteúdo.

2)      Os quatro alunos inscritos na recuperação de trabalhos de laboratório prevista para o dia 28 de janeiro deverão, em vez de comparecer no laboratório, preparar um relatório nos termos previstos para os alunos com presença on-line autorizada. As instruções estão disponíveis na página de SSM na secção «Materiais para as aulas». O relatório deve ser enviado por mail para duarte.valerio@tecnico.ulisboa.pt até às 23h59 do dia 1 de fevereiro. Estão sujeitos ainda a prova oral nos termos do ponto 10 das regras de funcionamento da unidade curricular.

3)      As provas orais decorrerão como previsto, sempre recorrendo ao Zoom. Dar-se-ão instruções posteriormente.