Métodos de Avaliação

A avaliação das competências e destreza dos alunos desta unidade curricular (UC) será realizada através de provas de avaliação escritas (2 testes e/ou exame), prova oral, quando necessário, e apreciação dos relatórios dos trabalhos laboratoriais, assim como, a avaliação da participação e do desempenho do aluno nas aulas de Laboratório, que são obrigatórias.

Testes - esta forma de avaliação contínua é realizada por 2 testes, com duração de 2h00 cada, com 30 minutos de tolerância, incidindo cada um destes sobre partes distintas da matéria. O aluno só será aprovado por testes caso tenha obtido nota superior ou igual a 7 valores em ambos os testes, devendo a média aritmética dos dois testes (NT) ser igual ou superior a 9,5 valores.

Exame - esta segunda forma de avaliação abrange todos os objectivos da unidade curricular, tendo a duração de 3 horas. O aluno só será aprovado caso a nota do exame (NE) seja igual ou superior a 10 valores. Na mesma data os alunos poderão escolher fazer a repescagem de um dos testes, contando a melhor nota.

Avaliação Laboratorial - esta forma de avaliação incide sobre o relatório laboratorial realizado pelo aluno, inserido em grupos com três elementos, tendo ainda em conta a avaliação feita pelo docente sobre a participação e desempenho do aluno nas aulas laboratoriais. A presença do aluno em todas as aulas de laboratório é obrigatória. Caso o aluno obtenha nota inferior a 10 valores, nesta componente de avaliação, reprova à disciplina. O relatório do trabalho de laboratório é entregue em formato digital (num ficheiro pdf,) usando o sistema Fénix, até às 24h00 do dia 2 de Janeiro de 2015. Cada dia de atraso terá uma penalização de pelo menos 1 valor por dia.

Classificação Final - a nota final da UC é dada por NF = 0,7 x (NT ou NE) + 0,3 x NL. Para o cálculo da classificação final, será utilizada a classificação mais elevada entre a média dos testes, exame normal ou exame de recurso.

Orais - serão realizadas provas orais sempre que haja dúvidas, por parte do corpo docente, do efetivo grau de conhecimento, destreza e desempenho do aluno sobre as matérias leccionadas e/ou relatório laboratorial apresentado. A oral será obrigatória para alunos que tenham nota final igual ou superior a 17 valores. Em caso de oral, a nota final na UC é determinada por esta prova.