Métodos de Avaliação

A avaliação das competências e destreza dos alunos desta unidade curricular (UC) será realizada através de provas de avaliação escritas (2 testes e/ou exame), prova oral, quando necessário, e apreciação dos relatórios dos trabalhos laboratoriais, assim como, a avaliação da participação e do desempenho do aluno nas aulas de Laboratório, que são obrigatórias.

Testes- esta forma de avaliação é realizada por 2 testes, com duração de 2h00 cada, incidindo cada um destes sobre partes distintas da matéria. O 1º teste será realizado a 15 de Novembro de 2012 e o 2º teste a 20 de Dezembro de 2012 em hora e salas indicadas na página da UC. O aluno só será aprovado por testes caso tenha obtido nota superior ou igual a 7,5 valores em ambos os testes, devendo a média aritmética dos dois testes (NT) ser superior ou igual a 10 valores.

Exame- esta forma de avaliação abrange todos os objectivos da unidade curricular, tendo a duração de 3 horas. O aluno só será aprovado no exame caso a nota do exame (NE) seja superior ou igual a 10 valores. O aluno que se apresentar ao 2º teste não se poderá apresentar ao 1º exame.

Avaliação Laboratorial- esta forma de avaliação incide sobre o relatório laboratorial realizado pelo aluno, em grupo ou individualmente, tendo ainda em conta a avaliação feita pelo docente sobre a participação e desempenho do aluno nas aulas laboratoriais. A presença do aluno em todas as aulas de laboratório é obrigatória. Caso o aluno obtenha nota inferior a 10 valores, nesta componente de avaliação, reprova à disciplina. O relatório do trabalho de laboratório é entregue em formato papel na Secretaria da Área Científica de Controlo Automação e Informática Industrial até às 16h30 de 6ª feira dia 04 de Janeiro de 2013.

Classificação Final- a nota final da UC é dada por NF = 0,7 x (NT ou NE) + 0,3 x NL. Para o cálculo da classificação final, será utilizada a classificação mais elevada entre a média dos testes, exame normal ou exame de recurso.

Orais- serão realizadas provas orais sempre que haja dúvidas, por parte do corpo docente, do efectivo grau de conhecimento, destreza e desempenho do aluno sobre as matérias leccionadas e/ou relatório laboratorial apresentado. A oral será obrigatória para alunos que tenham nota final igual ou superior a 18 valores. Em caso de oral, a nota final na UC é determinada por esta prova.