Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark

Os alunos serão expostos aos tópicos mais relevantes de robótica de manipulação na ótica da engenharia informática. Será adotada uma abordagem de alto nível, onde de início será apresentada a especificidade das arquiteturas de software/hardware de células de robótica de manipulação. A prática de programação de robôs manipuladores será uma constante ao longo da cadeira. Os alunos trabalharão em ambientes de desenvolvimento open-source como o ROS, e utilizarão linguagens de programação de robôs industriais tais como o ABB RAPID e o KUKA KRL, disponíveis no laboratório de robótica do Departamento de Engenharia Mecânica. A cadeira conclui com tópicos avançados de manipulação envolvendo realimentação de imagem e realimentação de força em várias situações práticas envolvendo interação com operadores em ambientes industriais, médicos e cirúrgicos.