Sumários

Bombas de Calor. Processos com Divisão de Correntes.

13 dezembro 2007, 11:30 Henrique Anibal Santos de Matos

Bomba de Calor. Localização adequada face à CCG. Cálculo do valor de COP e determinação do trabalho necessário em diferentes situações de nível térmico para captação de calor. Necessidade de Split de correntes para obtenção da rede MER quando as regras práticas não são cumpridas. Exemplo de aplicação.

Escolha Adequada de Utilidades

10 dezembro 2007, 11:30 Henrique Anibal Santos de Matos

Curva Composta Global. Escolha Adequada de Utilidades. Determinação de caudais de vapor e água para a satisfação das necessidades de utilidades de um processo integrado.

Motores Térmicos

10 dezembro 2007, 10:00 Henrique Anibal Santos de Matos

Motores Térmicos. Localização adequada de um Motor Térmico. Determinação do trabalho produzido numa turbina de vapor. Expansão não isentrópica.

Introdução do conceito de Bomba de Calor por compressão.

Integração de colunas de destilação

6 dezembro 2007, 11:30 Henrique Anibal Santos de Matos

Determinação dos diagramas de Temperatura corrigida em função da Potência Térmica necessária para um sistema de duas colunas de destilação. Discussão de possibilidades de integração entre elas sem/com alterações processuais. Discussão das possibilidades de integração com o restante do Processo Integrado, através da sobreposição do diagrama anterior com a Curva Composta Global.

Rede MER - Relaxada

3 dezembro 2007, 11:30 Henrique Anibal Santos de Matos

Determinação do nº. Mínimo de PCs. Rede Relaxada. Calculo da Energia de Relaxação. (aplicação ao problema 10)