Métodos de Avaliação
A avaliação tem dois componentes:
i) Parte escrita (individual), com peso de 65% na classificação final;
ii) Trabalho de grupo, com peso de 35%.
A parte escrita é constituída dois testes (facultativos) e/ou exame final (integral, sobre toda a matéria). O primeiro teste realiza-se sensivelmente a meio do semestre e o segundo coincide com a 1ª data do período de exames. Na 2ª data de exame podem os alunos optar por realizar exame integral (sobre toda a matéria) ou repescar qualquer dos dois testes (incidindo apenas sobre a parte da matéria avaliada nesse teste). A classificação da parte escrita é a melhor das seguintes:
a) Nota de exame integral;
b) Média aritmética das notas dos dois testes.
Adicionalmente, haverá bonificações (da classificação obtida na parte escrita) por participação nas aulas teóricas, através de controlo de presenças e de respostas a questões conceptuais distribuídas, de modo não programado e sem aviso prévio, nessas aulas. Esta bonificação (B) é calculada através da seguinte fórmula:
B = (soma de Ci ) / nQ + 0.5 x NP / AT
em que:
B - bonificação apurada;
Ci – classificação obtida pelo aluno na questão i (numa escala de -0.5 até 1 val);
nQ – número de questões distribuídas nas aulas teóricas (ao longo do semestre);
NP – nº de presenças do aluno registadas nas aulas teóricas (ao longo do semestre), desde que essas presenças representem pelo menos 35% das aulas realizadas; caso contrário, NP=0;
AT – nº de aulas teóricas realizadas (ao longo do semestre).
A bonificação assim apurada (B) é adicionada à classificação obtida na parte escrita (até um limite máximo de 20 valores nesta classificação), mas não é considerada para a nota mínima na parte escrita (8.50 valores).
Os trabalhos são realizados em grupos de 4 alunos e poderão ser discutidos com o docente da disciplina que os orientou sempre que este o entender necessário para efeitos de atribuição da classificação ou o grupo de alunos não concorde com a classificação atribuída. A esta discussão dos trabalhos devem comparecer todos os elementos do grupo (aos alunos que não compareçam será atribuída uma nota nula neste componente) e a nota no trabalho que resultar dessa discussão é individualmente atribuída a cada membro do grupo. O relatório do trabalho é entregue por partes, até às seguintes datas:
· 7 Abril – 1ª parte (formulação do problema e especificação do modelo)
· 8 Maio – 2ª parte (implementação computacional do modelo)
· 9 Junho – relatório final (versão integral revista, incluindo análise de resultados e recomendações)
Para aprovação, as notas parciais mínimas são: 8,50 valores no componente escrito (globalmente, excluindo eventual bonificação) e 10,0 valores no trabalho de grupo. Os alunos com classificação global superior a 16 valores deverão realizar uma prova oral, sendo a nota final a que resultar desta prova (ponderando as classificações anteriores e o desempenho na oral); caso não compareçam para realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 16 valores.
Datas provisórias de testes e exames:
· 1º teste - 6 Abril
· 2º teste - 12 Junho (9:00)
· Exame integral (ou repescagem de um dos testes) – 4 Julho (9:00)