Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina tem 2 componentes: teórica 50% + projeto 50%.

I. Componente Teórica:

- Consiste em 2 testes, cada um valendo 50% da componente teórica.

- Na época de recurso é possível repescar um ou ambos os testes individualmente.

- Nota mínima da componente teórica: 9,0 valores.

II. Componente Projeto:

- Composto por 3 exercícios, realizados em grupos de 2 alunos.

- A avaliação do projeto depende de 3 componentes de avaliação (AvGrupo, AvInd, AvReg), de acordo com: P = MAX((AvGrupo x AvInd) 90% + AvReg 10%; AvGrupo x AvInd)

- Nota mínima da componente projeto: 9,0 valores.

- Cada uma das 3 componentes de avaliação é descrita abaixo:

1) Avaliação da solução submetida pelo grupo, AvGrupo: é definida por AvGrupo = P1 30% + P2 35% + P3 35%, em que P1-P3 são as notas atribuídas a cada solução submetida.

2) Avaliação individual, AvInd: classifica se um aluno demonstra um domínio satisfatório da solução desenvolvida pelo grupo. Em caso satisfatório, AvInd=1 e o aluno recebe por inteiro a nota atribuída ao grupo (AvGrupo); caso contrário, AvInd<1 e a nota do aluno é reduzida (face a AvGrupo) por este coeficiente.

A componente AvInd é apurada em dois momentos de avaliação individual:

i) Teste prático (individual): Decorre na primeira semana de avaliações. Consiste na implementação de algumas extensões sobre o código submetido, sendo as extensões anunciadas no início do teste e resolvidas dentro de um tempo limitado. O nível de dificuldade é muito fácil caso o aluno tenha realmente resolvido o projeto.

ii) Discussão (individual): Decorre na segunda semana de avaliações.

3) Avaliação da regularidade, AvReg: que avalia, de forma generosa, a capacidade que o grupo demonstrou para alcançar progresso regular no seu projeto a cada semana. Esta componente é apurada durante o acompanhamento semanal no turno laboratorial. Esta componente é opcional, pois só é considerada caso contribua para melhorar a nota final do projeto.

***

Aproveitamento de notas anteriores: a nota do projeto do ano passado pode ser reaproveitada este ano caso tenha sido positiva (>=10,0).

Época Especial:

- Combina componentes prática e teórica: P 40% + T 60%

-  Cada componente tem nota mínima de 9,0v

- Componente prática: projeto realizado em época normal este ano letivo ou ano letivo anterior; em alternativa, o aluno pode realizar um exercício prático em Época Especial.

- Componente teórica: Exame

Trabalhadores-estudantes: Avaliados de forma análoga aos restantes