2º Teste: Atualizações

22 janeiro 2021, 09:52 Paolo Romano

Caros alunos,

Ontem publicámos um anúncio nesta página no qual referimos que o 2º Teste de SO seria adiado como consequência da suspensão letiva decretada pelo Governo. Essa conclusão refletiu a leitura que fizemos das comunicações públicas que, pouco antes, tinham sido feita pelo Primeiro Ministro e pelo Reitor da Universidade.

No entanto, o comunicado emitido ao final do dia de ontem pelo Presidente do IST afinal prevê a hipótese das avaliações continuarem a decorrer nas datas que estavam originalmente agendadas, eventualmente passando para um regime não presencial.

Assim sendo é importante esclarecer:

- Salvo indicação em contrário, o 2º Teste de SO mantém-se agendado na data original (26/janeiro).

- Assim sendo, os alunos inscritos devem continuar a sua preparação para a prova.

- As aulas de dúvidas, que ontem tínhamos suspendido, serão repostas, agora desdobradas em duas datas para dar maior flexibilidade aos alunos:

> 22/janeiro (hoje) às 19h00 (Alameda)
> 25/janeiro às 10h30  (Tagus)

Ambas decorrem no link zoom das aulas teóricas.

- Estamos a coordenar-nos junto dos órgãos competentes do IST para que, assim que possível, haja uma confirmação sobre a data e os moldes (presencial ou não presencial) em que o teste decorrerá.
Assim que houver desenvolvimentos, publicaremo-los nesta página.

- O vosso feedback neste processo é muito importante. Caso tenham alguma sugestão que achem relevante termos em conta, façam-na chegar (para o email da disciplina ou através dos vossos delegados).

Re-agendamento das aulas de dúvidas de preparação para o 2º teste

21 janeiro 2021, 15:57 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Tendo em conta a recente decisão de suspender as atividades letivas, e o consequente adiamento do 2º Teste de SO, as aulas de dúvidas de preparação para o 2º teste, previstas para hoje (Alameda) e segunda-feira (Tagus), são canceladas e serão reagendadas assim que a nova data do 2º Teste for conhecida.

2º teste teórico

14 janeiro 2021, 15:24 João Pedro Faria Mendonça Barreto

Caros alunos,

No próximo dia 26/janeiro, pelas 8:00, realiza-se o 2º teste de SO.

Algumas informações importantes sobre o mesmo:

1) As inscrições são obrigatórias e estão abertas até ao fim do dia 20/janeiro. Não garantimos enunciado aos alunos que compareçam sem estarem inscritos.

2) De acordo com as recomendações atuais do Conselho de Gestão do IST, o teste será presencial por omissão
Apenas para os alunos que tenham indicação "Presença on-line - Autorizada" no fenix, será permitido realizar o teste remotamente (em simultâneo com a prova física). Mais informação sobre o funcionamento da prova remota será divulgada a esses alunos após o fecho das inscrições.

3) Tal como no 1º teste, a duração será de 1h.
Cada aluno poderá levar 1 folha A4 com apontamentos, preenchida pelo próprio, para consulta durante a prova.

4) O enunciado terá 4 grupos:
I. comunicação entre processos
II. gestão de processos no núcleo
III. gestão de memória
IV. sistemas de ficheiros.

Relembramos que, na secção "Teóricas" deste site, estão disponíveis:
- as secções do livro abordadas em cada grupo acima;
- os materiais usados nas aulas teóricas;
- provas resolvidas de anos anteriores;
- aulas do MOOC de SO que abordam parte da matéria.

5) Esclarecimento de dúvidas:
Haverá uma aula de dúvidas no dia 25/janeiro às 10h30, no link zoom das aulas teóricas:
Entretanto, o piazza também está ativo para o esclarecimento de dúvidas.

Bom estudo!

Pautas finais do projeto

23 dezembro 2020, 08:55 João Pedro Faria Mendonça Barreto

As pautas finais do projeto foram publicadas na secção "Pautas".

Quaisquer pedidos de esclarecimento ou de revisão de nota devem ser enviados para o docente laboratorial do grupo.

Compensação da aula teórica do dia 8 de Dezembro

9 dezembro 2020, 21:42 Paolo Romano

Como previamente concordado, em compensação da aula teórica de dia 8 de Dezembro foi disponibilizado o vídeo da (mesma) aula teórica que foi realizada por Zoom no dia 9 de Dezembro para os alunos do campus de Alameda.

Claramente, terei todo o gosto de fornecer qualquer esclarecimento sobre esta aula teórica (e as outras!) durante o meu horário de dúvidas. Excepcionalmente, esta semana estarei disponível para esclarecer dúvidas também na Sexta feira das 19:00 às 20:00.

Paolo Romano