Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina tem 2 componentes: teórica (50%), projecto (50%).

A nota mínima para aprovação à cadeira é de 10 (dez) valores.

Componente Teórica:
- A avaliação teórica consiste em três testes ou um exame. 
- Esta componente tem um peso de 50% na nota final   (testes = 15% + 15% + 20%, ou exame = 50%). 
- Quer o exame quer a média das notas dos três testes têm uma nota mínima de 9,0 valores. 
- Cada aluno terá que optar pela realização de testes ou exame. - Quem entregar o 1º teste opta pela realização de testes e não poderá realizar o 1º exame. - A data do 3º teste coincide com a data do 1º exame. 
- Na data do 2º exame, qualquer aluno pode realizar esse exame para obter a nota mínima   ou para melhorar a sua nota actual. - Os alunos que tiverem optado pela realização de testes poderão nessa data (data do 2º exame)   repescar um dos testes, em vez de realizarem o exame.

Componente Projecto:
- A componente projecto assenta na avaliação de um projecto feito em grupo.
- O projecto tem uma nota mínima de 9 valores.
- Projecto feito em 4 fases (P1, P2, P3, P4):  as fases P1 a P3 têm peso de 20% cada uma;  a fase P4 tem peso de 40%

- Em aula laboratorial após a entrega de cada fase, será pedido que, individualmente,  realizem uma alteração ao código submetido/disponibilizado
- Será dado o código da solução no final de cada fase

- A avaliação do projecto será feita em cada uma das fases assim como no final do semestre   numa discussão na qual terão que estar presentes todos os elementos do grupo e onde será   atribuida uma nota individual a cada elemento. 
- Na atribuição dessa nota, para além da qualidade do programa apresentado,   serão levados em conta factores como o desempenho individual na discussão do projecto,   a participação nas aulas práticas e o acompanhamento do progresso dos projectos   feito pelos docentes das aulas práticas. 
- Todos os alunos têm discussão final do projecto; nesta discussão qualquer aluno pode   ter a sua nota obtida até então alterada.
- As notas das fases intermédias são indicativas sujeitas a confirmação na discussão   final na qual todo o software desenvolvido durante o semestre será tido em conta.

Nota Final:
- NF = 0.5E + 0.5P  ou   NF = 0.5(0.3T1 + 0.3T2 + 0.4T3) + 0.5P
- P = 0.2(P1 + P2 + P3) + 0.4P4

Aproveitamento de notas anteriores: a nota do Projecto do ano passado pode ser reaproveitada este ano.

Época Especial:
- Componente teórica: Exame (peso de 50% na nota final);- Componente projecto: projecto feito nos laboratórios ao longo do semestre (peso de 50% na nota final);   pode ser usada a nota do projecto feito no ano lectivo anterior. 
- Apenas a discussão poderá ser realizada nesta época.
Trabalhadores-estudante: Os alunos em situação de trabalhador-estudante comprovada pela secretaria são avaliados de forma análoga aos restantes