Métodos de Avaliação

A avaliação da disciplina tem 3 componentes: contínua (6%), projecto (50%) e teórica (44%).

A nota mínima para aprovação à cadeira é de 10 (dez) valores.

Componente Contínua - A componente contínua consiste em 3 problemas, resolvidos em grupo (grupos de 3 alunos). A entrega das soluções deverá ser efectuada na aula laboratorial da semana seguinte. Durante a aula seguinte, e após a entrega das soluções, será sorteada uma alínea do problema que o grupo deverá explicar oralmente ao professor presente. A avaliação do grupo nesse problema dependerá da realização da referida alínea e da resposta do grupo. Todos os alunos que faltarem ao laboratório terão "0". Todos os trabalhos têm peso idêntico.

Componente Projecto - A componente projecto assenta na avaliação de um projecto feito por grupos de 3 alunos. O projecto tem uma nota mínima de 9 valores. A avaliação do projecto será feita numa discussão no fim do semestre na qual terão que estar presentes todos os elementos do grupo e onde será atribuida uma nota individual a cada elemento. Na atribuição dessa nota, para além da qualidade do programa apresentado, serão levados em conta factores como o desempenho individual na discussão do projecto, a participação nas aulas práticas e o acompanhamento do progresso dos projectos feito pelos docentes das aulas práticas. Existirá um checkpoint no decorrer do projecto que valerá 10% da nota final do projecto.

Componente Teórica - A avaliação teórica consiste em dois testes ou um exame. Esta componente tem um peso de 44% na nota final (22% cada teste, ou 44% o exame). Quer o exame quer a média das notas dos dois testes têm uma nota mínima de 9,0 valores. Cada aluno terá que optar pela realização de testes ou exame. Quem entregar o 1º teste opta pela realização de testes e não poderá realizar o 1º exame. A data do 2º teste coincide com a data do 1º exame. Na data do 2º exame, qualquer aluno pode realizar esse exame para obter a nota mínima ou para melhorar a sua nota actual. Os alunos que tiverem optado pela realização de testes poderão nessa data repescar um dos testes, em vez de realizarem o exame.

Aproveitamento de notas anteriores: a nota do par (Projecto, Avaliação Contínua) do ano passado pode ser reaproveitada (como um todo) este ano.

Época Especial - Componente teórica: Exame (peso de 50% na nota final ); Componente Laboratorial: projecto feito nos laboratórios ao longo do semestre (peso de 50% na nota final); pode ser usada a nota do projecto feito no ano lectivo anterior. Apenas a discussão poderá ser realizada nesta época.

Trabalhadores-estudante: Os alunos em situação de trabalhador-estudante comprovada pela secretaria podem optar por não realizar a Componente Contínua, sendo nesse caso avaliados por: 50% Teórica + 50% Laboratorial.