Métodos de Avaliação

A avaliação na cadeira de Sistemas Operativos é composta por uma componente teórica, por uma componente prática e por uma componente de avaliação contínua.

Componente Teórica
A avaliação teórica consiste em dois testes ou um exame. Esta componente tem um peso de 44% na nota final (22% cada teste, ou 44% o exame). Quer o exame quer a média das notas dos dois testes têm uma nota mínima de 9,0 valores.
Cada aluno terá que optar pela realização de testes ou exame. Quem entregar o 1º teste opta pela realização de testes e não poderá realizar o 1º exame. A data do 2º teste coincide com a data do 1º exame. Na data do 2º exame, qualquer aluno pode realizar esse exame para obter a nota mínima ou para melhorar a sua nota actual. Os alunos que tiverem optado pela realização de testes poderão nessa data repescar um dos testes, em vez de realizarem o exame.

Componente Prática
A componente prática assenta na avaliação de um projecto feito por grupos de 3 alunos. O projecto vale 50% da nota final e tem uma nota mínima de 9 valores.
A avaliação do projecto será feita numa discussão no fim do semestre na qual terão que estar presentes todos os elementos do grupo e onde será atribuida uma nota individual a cada elemento. Na atribuição dessa nota, para além da qualidade do programa apresentado, serão levados em conta factores como o desempenho individual na discussão do projecto, a participação nas aulas práticas e o acompanhamento do progresso dos projectos feito pelos docentes das aulas práticas.
Existirá um checkpoint no decorrer do projecto que contam apenas para subir a nota de acordo com a seguinte fórmula:
Nota final do projecto = MAX(Nota original do projecto; 0.9*Nota original do projecto + 0.1*Nota do checkpoint)
Onde "Nota original do projecto" decorre da avaliação normal do projecto, e a nota do checkpoint será uma avaliação generosa do esforço dispendido para completar o trabalho a tempo do checkpoint (por exemplo, não iremos analisar em detalhe a qualidade do desenho e implementação do sistema).

Componente Contínua
A componente contínua vale 6% da nota final e consiste em 3 problemas que são entregues nas aulas práticas (assinaladas no plano acima), e resolvidos em grupo. A entrega das soluções deverá ser efectuada na aula seguinte. Durante a aula seguinte e após a entrega das soluções, será sorteada uma alínea do problema que o grupo deverá explicar oralmente ao professor presente. A avaliação do grupo nesse problema dependerá da realização da referida alínea e da resposta do grupo. Todos os alunos que faltarem ao laboratório terão "0". Todos os trabalhos têm peso idêntico.

As notas das componentes prática e contínua são congeladas por um ano; isto é, os alunos que tenham realizado estas componentes no ano passado podem utilizar essas notas este ano.