Planeamento

Aulas de Seminário

Matemática Simpléctica

Miguel Abreu - Departamento de Matemática do IST ( slides)

Seminário de 2ª-feira dia 27 de Setembro de 2010

Seminário Diagonal

Para o dia 6 de Outubro, 4ª-feira, está previsto um seminário diagonal pelo aluno Pedro Vieira, 2º ano da LMAC. Assim, não haverá aula na 2ª-feira, dia 4 de Outubro.

Matrices and topology

Abstract. We ask topological questions about various sets of matrices and use linear algebra to answer these questions. We'll use some elementary metric space theory and a fair amount of linear algebra, though at the beginning the linear algebra will also be elementary.

John B Conway - George Washington University ( slides)

Seminário de 4ª-feira dia 13 de Outubro de 2010, pelas 13.00 na sala PA2.

A Geometria Escondida

José Natário - Departamento de Matemática do IST ( slides)

Seminário previsto para 2ª-feira dia 18 de Outubro de 2010

Partículas em Terapia de Grupo

Abstract. Os conceitos de grupo e de representação de um grupo são omnipresentes na matemática e nas suas aplicações. Vamos explorar algumas das ideias básicas da teoria de representações de grupos e também ver como ela se aplica de forma surpreendente ao estudo das partículas elementares.

João Pimentel Nunes - Departamento de Matemática do IST ( slides)

Seminário previsto para 2ª-feira dia 25 de Outubro de 2010

A Deambular pela Internet...

Abstract. As telecomunicações são hoje imprescindíveis para a generalidade das pessoas. A Internet permitindo aceder e partihar grandes volumes de dados assim como as comunicações móveis multimédia e as suas potencialidade de áudio e vídeo vieram para sempre mudar a nossa maneira de estar no mundo e até de nos relacionarmos uns com os outros… Mas cada comunicação estabelecida, cada transferência de dados, encerra um mar de exigências e requisitos de qualidade dos serviços prestados, que desafiam continuamente os investigadores.  Muitos destes problemas têm particularidades e especificidades que requerem um forte contributo de diversas áreas de conhecimento, sendo a Matemática uma das parceira imprescindível neste consórcio. Neste seminário deambula-se por este mar de problemas,  salientando-se  o contibuto dos matemáticos na sua resolução.

Maria do Rosário Oliveira - Departamento de Matemática do IST ( slides)

Seminário previsto para 2ª-feira dia 8 de Novembro de 2010

Combining logics: why, what for, how?

Abstract: After a very brief survey of the development of modern logic, its roots on Hilbert's program and its contemporary applications, we provide a gentle introduction to the emerging field of combined logics.

Amílcar Sernadas - Departamento de Matemática do IST ( slides)

Seminário previsto para 2ª-feira dia 15 de Novembro de 2010

Games and strategies

Abstract. ( ainda não disponível)

Diogo Gomes - Departamento de Matemática do IST ( slides ainda não disponíveis)

Seminário previsto para 2ª-feira dia 29 de Novembro de 2010

ESTE SEMINÀRIO NÂO SE REALIZOU

Introdução à interação fluido-estrutura

Ana Leonor Silvestre - Departamento de Matemática do IST ( slides )

Seminário previsto para 2ª-feira dia 6 de Dezembro de 2010

Factorização de funções quase periódicas e aplicações

Abstract. Introduz-se o conceito de factorização quase periódica. Relaciona-se a factorização quase periódica com a invertibilidade de operadores tipo convolução. Apresenta-se a factorização de uma classe de funções quase periódicas associada à investigação de operadores tipo convolução propostos para demonstrar a existência de sucessões de interpolação para sinais multibanda. Formulam-se algumas questões em aberto que a factorização construída suscita.

Amélia Bastos - Departamento de Matemática do IST ( slides )

Seminário previsto para 2ª-feira dia 13 de Dezembro de 2010